A soldado trasngênero Chelsea Manning, que ficou mundialmente conhecida pelo vazamento de informações confidenciais sobre a atuação do governo americano em espionagem para o site wikileaks deverá receber o indulto do presidente Barack Obama. Com isto, Manning poderá ser solta em maio deste ano. Inicialmente, sua condenação previa 35 anos de reclusão. Obama lança mão daquele que é considerado um dos poderes mais abrangentes de um presidente apenas três dias antes de deixar o cargo.

Manning, que está presa em uma prisão militar no Kansas, tem 29 anos e foi condenada em 2013 após vazar mais de 700 mil documentos para o conhecido site que revela segredos de empresas e estados em todo o mundo. Ela era responsável por um setor de inteligência do Exército e facilitou revelações sobre a atuação militar dos EUA nas guerras do Iraque e Afeganistão, promovidas durante a gestão de George Bush.

Em nota, a Casa Branca classificou as ações de Chelsea Manning como “sérias” e de “gravidade nociva à segurança nacional”. No entanto, a nota evitou considerá-la como uma “traidora” da pátria.

Notícias Relacionadas