“A Saneago esfola o cidadão goiano e ainda quer ficar mais 25 anos em Anápolis”, afirma Gomide

O vereador Antônio Gomide usou a sessão plenária desta quarta-feira (21/03) para criticar a atuação da Saneago, empresa do Governo de Goiás responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto no Estado. O parlamentar usou como base para sua análise a manchete do jornal O Popular, que atestou que a empresa cobra pelo serviço mais caro do Brasil, em comparação com as demais empresas estatais.

Gomide, que participa nesta quarta-feira do Forum Mundial da Água, em Brasília (DF), demonstrou indignação com a qualidade do serviço em relação ao preço. “O assunto assusta a todos os goianos, mas em especial em nossa cidade, afinal, esta é uma luta de Anápolis dos últimos anos”, destacou.

“Goiás, com a tarifa de água e esgoto mais cara do país, e eu fico me perguntando: como o Governo do Estado, depois de 20 anos, pode justificar isto para o povo? Depois de duas décadas do mesmo grupo político, em um ano eleitoral, sai uma informação com este peso”, questiona Gomide.

Para representantes legislativo, “esta é uma política que está esfolando o cidadão goiano ao longo dos anos”. “E ainda nos preocupa a Saneago querer se manter em Anápolis por mais 25 anos mantendo uma gestão assim”, afirmou.

Investimento

Para o parlamentar o debate se tornar “insustentável” uma vez que a política para o abastecimento de água falhou em Goiás, assim como falhou em Anápolis. “Será que o Governo através de um de seus secretários têm coragem de subir a uma tribuna e fazer a defesa do que prestaram de serviços na água e no esgoto para a população”?, prosseguiu.

O vereador alerta que o preço deveria ser o mais em conta e não o mais caro do País, por conta da localização do Estado. “Estamos no centro-oeste, onde se produz a água para o Brasil e logo aqui, onde deveria ser mais barato porque é onde estão os rios e os mananciais, acaba sendo mais caro”, declarou.

O parlamentar ainda trouxe o tema do impacto do investimento da água em outras áreas, como a Saúde. “Cada um real investido em saneamento representa 5 reais a menos gastos com a Saúde. Estes são dados públicos, do IBGE, do Ministério da Saúde. E este tipo de debate, que está sendo feito neste momento em Brasília no Forum Mundial da Água, é fundamental para que possamos nos atualizar quanto ao assunto”, acrescentou.

Anápolis

Antônio Gomide ainda fez o alerta quanto a posição do Poder Executivo de Anápolis em manter a Saneago na cidade, mesmo depois de um “serviço precário” e com preços tão altos “O prefeito Roberto Naves prometeu municipalizar a água, agora sinaliza um acordo com esta mesma Saneago para poder investir os R$ 100 milhões anunciados pelo Governo Federal, mas precisamos nos perguntar se é isto que queremos para a nossa cidade, se estes valores anunciados ficam mesmo somente na nossa cidade”.

“Será que ainda vamos dar um cheque em branco para a Saneago, depois de tudo”? – questionou Gomide, encerrando sua fala.

Notícias Relacionadas