“Abriu as portas para o meu primeiro emprego e a minha mente”, diz jovem egresso do programa Cidadão do Futuro

A história do jovem João Paulo Moreira dos Santos é uma daquelas que comprovam que políticas públicas bem aplicadas provocam a melhoria da vida das pessoas. Hoje, com 21 anos de idade, o jovem já passou por uma faculdade e está ativo no mercado de trabalho. Ele é egresso do programa Cidadão do Futuro e declarou ao portal A Voz de Anápolis a sua avaliação sobre o programa. “Abriu as portas para o meu primeiro emprego e a minha mente”, disse.

O jovem recorda que ingressou no programa em 2012 incentivado pela mãe. “Uma amiga dela comentou sobre as inscrições de um programa de menor aprendiz municipal e eu me inscrevi”, afirmou, complementando. “No primeiro momento não estava muito interessado, pois tive que sair do emprego, mas não me arrependo”, revelou.

Durante os 18 meses em que participou do Cidadão do Futuro, João Paulo prestou serviço na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Lá, ele passou pelas atividades administrativas do órgão, estágio, pela diretoria do antigo Peti. Quando saiu, já foi ingressado no mercado de trabalho.

Mas seu interesse pela busca de aprendizado não ficou limitada enquanto o jovem participava do programa. “A gente fazia cursos e isso abriu a minha mente. A partir daí, busquei um curso superior”, comentou. Hoje, João Paulo é formado em gestão de pessoas e trabalha em um escritório de cobranças.

De lembrança do Cidadão do Futuro nos anos 2012 e 2013, ele relata. “Você lida com pessoas, aprende a conviver”, destacou. E complementou. “Se o jovem hoje quiser empenhar, não basta ficar na mesmice. Tem que ir atrás. O Cidadão do Futuro forma o cidadão”, arrematou.

Sobre o Cidadão do Futuro

Criado no ano de 2009, o programa Cidadão do Futuro tem a mesma ideologia do projeto Menor Aprendiz, desenvolvido na iniciativa privada, e oportuniza jovens no contraturno escolar com atividades direcionadas à formação da pessoa enquanto cidadão. Em seu auge, o programa já chegou a atender 250 jovens continuamente.

Quando estão no programa, os jovens recebem, diariamente, refeições e vales transporte para os deslocamentos. A eles também são ofertados tratamentos médico, odontológico e psicológico, inclusive, sendo estendidos aos seus familiares. Na formação profissional, os adolescentes têm acompanhamento pedagógico e formação complementar no curso de rotinas administrativas.

Notícias Relacionadas