Aclamado pela militância, Lula é escolhido como candidato à presidência após convenção do PT

Neste sábado, o Partido dos Trabalhadores realizou sua convenção nacional em São Paulo, que culminou na escolha do ex-presidente Lula como candidato à presidência em 2018. O anúncio foi feito pela presidente da legenda, Gleisi Hoffman, no bairro Liberdade, enquanto uma multidão aclamava o nome do líder petista.

“Viemos aqui para votar no nosso candidato a presidente, Lula. Esse é um momento histórico. Lula é o nosso candidato a presidente da República”, destacou a presidente Gleisi. O ex-presidente, preso desde o começo de abril, não esteve presente, mas enviou uma carta aos petistas, lida pelo ator Sérgio Mamberti.

Esta é a primeira vez em 38 anos que o maior líder da história do Partido dos Trabalhadores não participa de uma convenção nacional do PT. “Mas sei que estou presente em cada um de vocês”, ressaltou.

Ele lembrou dos principais feitos do partido, desde que o PT assumiu a presidência: “Nós tratamos a nossa gente como solução e por isso o Brasil mudou. Hoje a nossa democracia está ameaçada. Agora querem fazer uma eleição de cartas marcadas. Querem inventar uma democracia sem povo”.

Militantes e simpatizantes usaram máscaras com a foto de Lula e entoaram o coro “eu sou Lula”. Lideranças do PT, a ex-presidente Dilma Rousseff, o candidato do PT ao governo de São Paulo, Luiz Marinho, o ex-ministro Celso Amorim, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o senador Lindberg Farias, representantes de movimentos sociais e entidades sindicais estiveram presentes.

Notícias Relacionadas