Ademar Antônio: “Pegamos a prefeitura de Simolândia com quase 800 mil em dívidas”

Prefeito eleito de Simolândia, cidade a 451 quilômetros de Brasília, Ademar Antônio (PDT) inicia seu primeiro mandato e respondeu a algumas perguntas feitas pelo Portal A Voz de Anápolis.

A Voz de Anápolis – Você assumiu a prefeitura no início deste mês, qual foi a situação que você encontrou em relação as finanças, as contas do município?
Ademar: Olha, a situação que encontramos é pior que eu imaginava, e muito pior que a população pensa. Entre as principais dívidas estão os débitos com o pagamento dos aposentados, CELG e Saneago. Juntando tudo isso e as outras contas, por alto, chega a quase 800 mil reais.

Você tem um número mais preciso em relação a essas dívidas de Previdência?
Ademar: Sim, eu pedi um relatório preliminar que mostra que temos 52 mil reais para quitar ainda do ano de 2015, e R$ 474.425,99 referente ao ano de 2016. Só aí já são mais de meio milhão de reais de dívidas que temos que quitar e não temos condições no momento.

Com as empresas públicas, o débito também é tão significativo?
Ademar: Por alto, verificamos que herdamos uma dívida com a Celg de cerca de 270 mil reais, e com a Saneago, 29 mil reais.

Sabemos que seu governo tem pouco mais de duas semanas, mas quais medidas você já tomou, ou tomará nesse curto prazo, a fim de amenizar essa crise do município?
Ademar: Cortando gastos, diminuindo ao máximo pra não fazer o que as outras gestões fizeram com a cidade. Nesse momento a prefeitura tem que pensar em gestão responsável, transparência e participar o cidadão do que ocorre dentro da prefeitura, quais são nossas ações. Diminuímos os cargos comissionados, aproveitando os secretários para duplas funções. Meu vice, por exemplo, é também o Secretário de Saúde, com isso a gente conseguirá economizar cerca de 60 mil reais/ano. Com esse valor a gente poderia, por exemplo, fornecer camiseta de uniforme para todos os alunos da rede municipal.

Sobre a educação municipal, qual é a avaliação preliminar?
Ademar: Estamos avaliando ainda, o que temos de certo é as condições dos equipamentos e frota que está terrível. Teremos que melhorar muito nesse sentido, e com as dívidas teremos um pouco de dificuldade.


Interior de ônibus escolar de Simolândia (16/01/2017)

 

Nós pesquisamos algumas de suas promessas de campanha, e vimos que há uma preocupação com a saúde. Por exemplo: médicos na zona rural, saúde bucal das crianças… A população pode esperar o início dessas ações a partir de quando?
Ademar: Já iniciaram, na semana passada demos início a revitalização da Prainha Chopp, com ações de roçagem, capina em geral, recuperando parte da erosão que a chuva levou, e estamos terminando o planejamento para lançar o programa “Cidade Limpa”. Na área da saúde, nesse último final de semana tivemos o programa Saúde em Movimento com o apoio da Deputada Flávia Morais, que atendeu mais de 800 pessoas, e em breve as comunidades rurais vão contar com atendimento médico em suas casas periodicamente, é um compromisso meu e vamos cumprir, só estamos acertando o calendário de escalas com os profissionais da saúde.

O que os moradores podem esperar de sua gestão nesse primeiro ano?
Ademar: Minha prioridade agora é arrumar a casa. Você observou aí a situação crítica das nossas contas. O momento é de consertar a bagunça pra que a gente possa fazer uma gestão responsável, coisa que nossa cidade não experimentou nos últimos anos. Mas as minhas prioridades, assim como falei pra você e falei na campanha são a melhoria nas condições da saúde, na educação das crianças e jovens e também a melhoria na cara da cidade, o zelo com o município.

Notícias Relacionadas