Anapolinos dão seus palpites sobre a Copa 2018

Felipe Homsi

A Copa do Mundo nem começou, mas já tem gente preparando o gogó para palpitar sobre o que pode e o que não vai acontecer no próximo mundial. A competição, que será realizada na Rússia no ano que vem, tem tudo para ser motivo de brigas e alegrias nas rodas de boteco. Mais do que isso, a competição já move a paixão dos anapolinos.

Muitos preferem não arriscar um palpite muito fora das expectativas da maioria. O Brasil e Alemanha, por exemplo, são vistos como grandes favoritos na competição. Os alemães, porque carregam o trunfo de terem sido campeões do mundo em 2018. E o Brasil? Ora, porque é o Brasil.

Esses e outros pitacos foram colhidos junto à população, que decidiu abrir o bico e dizer quais são as previsões para o mundial. A maioria diz que o Brasil deverá passar fácil pela primeira fase. A seleção canarinho está no grupo E, ao lado de Costa Rica, Sérvia e Suíça. O grande problema é que, dependendo dos resultados, Brasil e Alemanha poderão se enfrentar nas oitavas de final.

A lembrança do fatídico 7×1 ainda está fresca na memória dos brasileiros e alguns preferem nem imaginar que um novo confronto já ocorra na segunda fase. Se for para perder, muitos preferem que a derrota venha no final da competição. A população ainda falou sobre uma das grandes decepções: a Itália não se classificou para o mundial. De acordo com uma das pessoas ouvidas, “faltou a cereja do bolo”.

Quais são os seus palpites para a Copa do Mundo 2018?

Mauro Sérgio, estudante de Engenharia Mecânica

Na minha opinião, três grandes times têm chance de chegar à final. Para mim, por ser brasileiro, o Brasil está com um novo técnico, está com um time muito bom, está com uma nova cara, não é a mesma seleção que jogou a Copa de 2014. Mas tem grandes concorrentes. Para mim, as duas principais são a Inglaterra e a Alemanha, que são duas seleções grandes, que têm um futebol que vem desde a década de 80 sem modificar. O ritmo de futebol é o mesmo. O grupo mais forte é o grupo que está a Alemanha, porque está a Alemanha, o México, a Suécia e Coreia do Sul, que tem inovado, mostrado que não veio só para fazer um papel na copa, mas sim para mostrar um verdadeiro futebol. Um dos grupos mais fracos que eu achei talvez seja o do Brasil, porque pegou os países mais fracos e entre eles o favorito é o Brasil. Então o grupo mais fraco talvez é o grupo E. A decepção da Copa talvez seja a França, porque ela vem como grande, acha que vai ser um time favorito, que tem um histórico bom, mas talvez vai ser decepcionante para eles. E um time que tem surpreendido é o Irã. O Irã entrou na Copa agora e talvez pode ser uma surpresa. Porque, como ele entrou agora, ninguém sabe. E ele tem um time forte.

Wictor Santos, designer gráfico

Eu acho que o grupo mais forte é o B, que tem Portugal e Espanha, e o grupo G, que tem Inglaterra e Bélgica. Eu acho que a Bélgica vai surpreender no ano que vem. Eu acho até que ela vai ser o azarão da Copa. Eu hoje apostaria na Bélgica, no Brasil, talvez na Espanha. Ela está bem ainda. A decepção eu acho que vai ser a Argentina, por ter chegado à final da última Copa, o Messi já não está conseguindo fazer muita coisa. Ele tem mostrado um bom futebol no Barcelona, mas quando chega na Argentina ele não ganha nada. Eu acho que o povo está esperando muito do Di Maria, Messi, só que não está conseguindo muita coisa.

Tiago Tavares Pimentel, 28, advogado

Com relação às copas anteriores, creio que o Brasil está entre os times que tem possibilidades de ir para as oitavas de final, Rússia, Inglaterra, a França também, Bélgica, que é um time que vem se destacando devido aos últimos jogos. A Coreia do Sul também tem possibilidade de entras nessas oitavas de final, Portugal. Eu creio que esses têm possibilidade. A Dinamarca é um time que foi bem fraco, a Croácia, Nigéria (podem decepcionar). Eu estou apostando na Inglaterra, que é um time que tem possibilidade de dar uma superada.

Luana Naualy Oliveira, estudante de Direito

Olhando os grupos sorteados, eu acredito que está bem equilibrado. E em cada grupo tem dois mais fortes que, teoricamente, teriam mais facilidades de passar para a próxima fase. O Brasil e Suíça, teoricamente. No grupo D, Argentina e Nigéria. No grupo B, Espanha e Portugal. No Grupo A, Rússia e Uruguai. Agora, daí para a frente é que vai apertar mais. Mas nas primeiras fases. Pode ser que Portugal seja o azarão. Eu chutaria o Uruguai (como surpresa).

Márcio Garcia da Silveira, 48, comerciante

Quem vai ser campeão é a Alemanha, o time mais forte que tem. Panamá vai sair na primeira fase. Eu acho que o grupo F é o mais forte, porque tem Alemanha, Suécia e México. Eu não acho que vai haver um azarão que pode surpreender nessa copa. O Brasil pode surpreender só se ele mudar a escalação do time. Se tirar o goleiro e o Firmino.

Fábio Mikhail, comerciário

O grupo da Argentina é o bem complicado. Acho que é a quarta copa seguida que eles enfrentam a Nigéria. O grupo do Brasil é fácil. O restante dos grupos também é fácil, só o da Argentina que é bem complicado. Surpreender, eu acho que é a Argentina. Eu não a coloco como favorita, mas ela pode surpreender. A França pode decepcionar. A França para mim é uma das favoritas, mas pode ocorrer igual ocorreu na Eurocopa: perdeu a final para Portugal sem o Cristiano Ronaldo. Eu aposto na Alemanha como campeã. Na primeira fase o Brasil será primeiro lugar, com três vitórias. Nas oitavas complica.

Antônio Carlos Lopes, 54

Não vejo grande dificuldade para o Brasil passar de fase, nessa primeira fase. Agora, parece que, saindo em primeiro dessa fase a gente pega o segundo do grupo da Alemanha. Então é aquele negócio a gente torcer para a Alemanha perder vai ser ruim. Tem que torcer para a Alemanha ganhar todos. Porque se ela ficar em segundo o Brasil já pega ela nas oitavas. Então a gente tem que torcer para a Alemanha ganhar sempre e o Brasil ganhar sempre, porque aí a gente só encontra na final. Na Copa de 98 tivemos a Croácia na Semifinal. Nessa última, de 2014, tivemos a Costa Rica. É igual Copa do Brasil. Sempre tem um time pequeno que vai lá para a ponta. Não está descartado de isso acontecer. O pessoal está comentando, principalmente no SPORTV, daquela Islândia (como azarão). Um time sem tradição nenhuma, está no grupo da Argentina. Estão dizendo que a Islândia classifica. A Copa do Mundo acho que é mais séria. Eles não têm elenco para isso não. Tivemos a decepção na eliminatória, a Itália. A Holanda também. Eu gosto da coisa mais acirrada, mais competitiva. Copa do Mundo sem Itália, sem Holanda, parece que é um almoço sem feijão. Eu acho que tem que ter. É bom. O Brasil, que é pentacampeão, só a Alemanha pode chegar aos nossos pés, ser penta também. A Itália, que é tetra, está descartada. Foi bom para o Brasil. Eu achei que Copa do Mundo, sem Argentina, igual corria o risco, a Holanda fora, a Itália fora, acho que vai faltar o bolo da cereja. Se o Brasil for campeão, tudo muda.

Charles Muller Oliveira

Eu já tinha visto as chaves, a tabela. Os favoritos para a Copa são Brasil, França, Alemanha e Bélgica. São as seleções que têm chance. O grupo do Brasil eu acho bem complicado, porque é bem equilibrado, por causa da Sérvia e da Suíça, que são duas seleções de boa expressão. Apesar de que não tem nenhum grupo muito forte. As seleções cabeça de chave são bem mais fortes. No grupo de Espanha e Portugal, elas são bem mais fortes. No grupo do Brasil, Brasil e Suíça. No da Alemanha, Alemanha e Suécia. Mas ficou bem equilibrado. Mas o grupo do Brasil, eu acho que o Brasil leva vantagem. No da Alemanha, ela (leva vantagem). No da Bélgica, ela. O grupo mais complicado para mim é o da Argentina, porque tem Argentina, Croácia e Nigéria, três seleções de tradição na copa que têm chances de classificação. Eu apostaria no time da Polônia como azarão. E uma decepção seria a desclassificação do Brasil. Porque para mim, nessa escala, o Brasil é a seleção mais forte, mais forte que a Alemanha.

Notícias Relacionadas