Anapolinos não precisam temer surto de Febre Amarela, declara especialista

O mais recente surto de febre amarela nos estados de São Paulo e Minas Gerais levanta um questionamento para os goianos e, consequentemente, para os anapolinos. Afinal, de que forma a maior incidência da doença em estados do sudeste deve ser encarada pelos cidadãos daqui? O Portal A Voz de Anápolis foi à procura de um especialista e para o médico infectologista Marcelo Daher, os anapolinos não precisam temer esta arbovirose, como é classificada a doença na medicina.

Daher justifica o seu posicionamento explicando que a população dos estados do sudeste não era vacinada rotineiramente contra a doença, enquanto nos estados da região centro-oeste, da qual Goiás faz parte, a situação é bem oposta. “Nós temos lá (nos estados do sudeste) uma população muito grande que não recebeu a vacina, já aqui, em Goiás, as pessoas se vacinam rotineiramente”, defende.

O especialista disse que “esse vacinar rotineiro” é causado porque o centro-oeste é uma região endêmica para a doença e que pelo fato do sudeste não ser encarada dessa mesma forma, nunca houve essa rotina de vacinação naqueles estados. “Quando se fala das populações de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, você trata da metade da população brasileira, por isso, esse alarde”, esclarece.

Vacinação

O especialista esclarece que os moradores de Anápolis que já receberam a dose da vacina anteriormente, não precisam se vacinar de novo. “Essas pessoas já estão protegidas”, cita. Ele também comentou a informação de que a vacina contra a febre amarela precisaria ser renovada a cada dez anos. “Os trabalhos todos mostram que uma dose só é imunogênica. Ou seja, uma dose protege a pessoa para a vida toda”, arremata.

Nesse sentido, Daher diz que o momento, em Anápolis, é para aquelas pessoas que nunca receberam a vacina. “Se eu provoco uma correria aos postos de saúde por aqueles que não precisam, tira-se a chance de quem não tomou a vacina de se vacinar. Sem contar o pânico desnecessário”, entende.

Quem ainda não foi imunizado contra a febre amarela em Anápolis, basta procurar os postos de saúde do município para tal.

Notícias Relacionadas