Após 14 meses de operação, Urban comemora avanços e aprovação popular

Diretor de operações da empresa destaca as principais alterações realizadas, como a integração das linhas: usuários do sistema também fazem as suas considerações sobre qualidade do serviço

Paulo Roberto Belém

A Urban – Mobilidade Urbana de Anápolis – completa neste domingo, 22, exatos 14 meses de operação desde que assumiu a concessão para a exploração do serviço de transporte público na cidade. Para avaliar o período e o que de fato mudou no sistema que transporta uma média de 100 mil anapolinos/dia, nada melhor do que ir ao local que dá identidade ao transporte coletivo em Anápolis – o terminal rodoviário urbano – e ouvir, tanto da empresa como dos usuários do transporte, suas considerações sobre o serviço prestado.

O diretor de Operações da empresa, Humberto El Zayek, iniciou a avaliação do período recordando as primeiras semanas da Urban em Anápolis. Segundo ele, assumir o sistema desse porte da noite para o dia não foi tarefa fácil. “Nossa operação começou bastante tumultuada. Foi uma alteração complicada e todo mundo acompanhou isto”, lembrou. Agora, após estes 14 meses, o diretor trata o período como de grande aprendizagem e que trouxe muitas mudanças positivas para os usuários do transporte coletivo em Anápolis. “Demos uma cara nova ao transporte público”, enfatizou.

Mudanças

Humberto destacou as principais alterações que, segundo ele, fazem jus à nova política implementada pela Urban para otimizar o sistema. O primeiro desafio lembrado foi o de operar todas as viagens diárias dentro do espaço do terminal rodoviário urbano, agora chamado de estação central. “A população se lembra que naquela época o terminal 2 já havia sido demolido e tínhamos a missão de fazer tudo funcionar em pouco espaço físico”, citou ele.

Os outros dois pontos destacados como primordiais se referem ao dia a dia do transporte. O diretor disse que além de atender, logo nos primeiros dias, todas as linhas acordadas com a Companhia Municipal de Trânsito e Transportes, os usuários do transporte em Anápolis vivem uma realidade muito melhor quando se trata da pontualidade dos horários. “Todas as 2.040 viagens têm saído daqui, do terminal, pontualmente. Os atrasos que ainda temos são, isoladamente, por conta das condições do trânsito nos horários de pico ou nos dias de chuva muito fortes”, destacou.

Integração

É possível observar que na estação central mudanças foram realizadas para organizar o sistema. Antes distribuídos de forma aleatória, os boxes, agora, são distribuídos por regiões da cidade. Cada ala tem uma cor. “Esta alteração foi necessária para evitar que os passageiros pegassem o ônibus errado e parasse em outra região da cidade”, explicou Zayek, comemorando a adaptação rápida da população à mudança.

Mas quando se fala em integração, o diretor disse que é preciso avançar mais o assunto na cidade. Hoje existem dois pontos de integração do sistema em que o usuário do transporte faz a troca de ônibus utilizando a mesma passagem, sem a necessidade de fazer a mesma integração na estação central. O diretor tem pesquisas internas que demonstram que o público que utiliza a integração é formado pelos mais jovens. “Por mais que a gente informe, as pessoas continuam com o hábito de fazer a integração aqui. A mudança de hábito é o mais complicado”, apontou.

 Futuro

Com o sistema avançando, cada vez mais, no quesito organização, uma das missões agora, segundo o diretor, é dar mais funcionalidade à estação central. “Temos que fazer do terminal um espaço confortável, seguro, proporcionando o embarque o desembarque mais rápido do usuário do transporte que frequenta aqui”, explicou Zayek, complementando que as adaptações estão sendo pensadas. “A luta é fazer com que o terminal, apesar de pequeno, atenda com agilidade e segurança a demanda que nós temos e que esperamos que seja crescente”, disse.

Outra medida que vislumbra o futuro é a consolidação dos corredores exclusivos e preferenciais do transporte público, de acordo com o plano de mobilidade em execução em Anápolis, destacou o diretor. “Vai melhorar muito para o nosso dia a dia, para os nossos 210 carros, 2.040 viagens diárias, mas, principalmente, para as cerca de 100 mil pessoas que transportamos diariamente”, finalizou.

 

ENQUETE

Usuários em geral aprovam serviço, mas pedem mais ônibus

Para ouvir os usuários do transporte público e colher suas considerações sobre o serviço prestado pela Urban após este período, anapolinos que utilizam do sistema diariamente também foram ouvidos pela reportagem. Através de enquete, pessoas de vários perfis e regiões avaliaram o serviço prestado e mencionaram, ainda, o que a empresa pode fazer para a melhoria do transporte dos quais eles são consumidores.

Carlos Eduardo Barbosa – Filostro

“Melhorou bastante. Mas é preciso dar uma atenção aos pontos de ônibus e no terminal que pode ser mais bem organizado. Essa organização vai refletir, principalmente, para que os ônibus sejam sempre pontuais”.

 Edi Alves – Cidade Universitária

“Uso pouco o transporte coletivo. Então, para mim, tem sido satisfatório o serviço da Urban. O que eu vejo as pessoas reclamarem é sobre a superlotação nos horários mais pesados. Apesar de natural, poderia ser revista uma forma que diminua esse transtorno”.

Francisco Paulo dos Santos – Santa Maria

“Considero a Urban muito melhor que a antecessora. A começar pelos ônibus que são mais novos e, a meu ver, não tenho a reclamar sobre os horários que estão mais pontuais. O que precisa ser revista é a questão do terminal. Ele é muito apertado muito apertado e precisa de uma reorganização. Nesta parte superior, por exemplo, poderia ter uma área de lazer”.

Irene Andrade – Leblon

“No início foi tumultuado. Melhorou com o tempo, mas acredito que tem que melhorar muito mais, principalmente na quantidade de ônibus e na educação dos funcionários”.

Ivonilde Borges – São Sebastião

“Não notei muita melhoria. É preciso que a empresa disponibilize mais ônibus, mais linhas para que haja redução do tempo de espera nos deslocamentos que a gente faz”.

Luciano Francisco – Recanto do Sol

“Considero que a Urban tem desempenhado bem o serviço de transporte. Estou satisfeito, principalmente com a qualidade dos ônibus que é superior aos de antigamente. O que acho que precisa fazer para melhorar é em relação aos horários. Pontualidade é tudo para quem trabalha e estuda”.

Patrícia Duarte – Copacabana

“Para mim, o serviço da Urban é bom. Percebi uma melhora considerável neste tempo que a empresa está aqui. O único ponto que eu acho que precisa ser melhorado é em relação ao tratamento da equipe de colaboradores com a gente que utiliza o transporte. Educação é tudo, mas parabenizo aqueles que têm essa consciência. Continuem assim”.

Rayane Hellen Freitas – Morada Nova

“Não estou muito satisfeita. Ainda noto atrasos, superlotação dos ônibus, confusão no embarque/desembarque, engarrafamentos na entrada do terminal, entre outras situações. Mas cito coisas que podem melhorar, tais como, aumento dos ônibus nas linhas em horários de pico, melhorias na infraestrutura do terminal e dos pontos de ônibus, trabalha mais a questão da pontualidade, eficácia e devido o alto valor da passagem, oferecer aos passageiros melhores condições de uso”.

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