Após anos de espera, Passe Livre Estudantil é lançado em Anápolis

O programa Passe Livre Estudantil – PLE, do Governo de Goiás, existe há mais três nos. Há mais de dois, havia a promessa, por parte do governo, de que o benefício seria estendido à Anápolis. Enfim, na última quinta-feira, 3, o governador Marconi Perillo lançou, oficialmente, a interiorização do benefício em evento realizado na cidade. O evento contou com a presença do prefeito Roberto Naves e de autoridades políticas estaduais e municipais

Uma das primeiras articulações para a implementação do programa na cidade se deu em julho de 2013, quando, com a promessa do governo foi editada uma lei municipal que instituía a matéria na cidade ainda na gestão Gomide. A partir de então, o assunto foi esquecido e ressuscitado durante a gestão João Gomes. Em pelo menos duas oportunidades, o ex-prefeito, que agora é assessor do Governo de Goiás, teve agenda com o governador para tratar do assunto, mas sem sucesso na efetivação.

O assunto só começou a se consolidar quando, em fevereiro passado, o governador Marconi Perillo assinou a minuta do projeto de lei que permitiria, então, a interiorização do benefício para Anápolis e Rio Verde. Tal projeto passou pela Assembleia Legislativa e foi aprovado por aquela Casa no mês de março.

Agora, lançado de fato, o programa vai permitir a cada estudante uma quantidade de 48 passes mensais, que representa 24 viagens contando o trajeto de ida e volta. Estudantes de pós-graduação também têm direito ao benefício. Segundo Perillo, não haverá distinção entre estudantes. “Todos os estudantes de Anápolis que se encaixarem nos requisitos do programa, serão atendidos”, garantiu, quando foi questionado se em Anápolis serão 15 mil benefícios.

Segundo informações repassadas durante o evento de lançamento, a previsão de repasse das viagens será em 18 de agosto. Enquanto isso, a Companhia Municipal de Trânsito e Transporte continuará recebendo o cadastramento dos estudantes interessados e, segundo o site oficial da Prefeitura, o locais que devem ser procurados para efetuar tal cadastro são as unidades do Rápido, os guichês de atendimento da Companhia localizado em um shopping da cidade e no Terminal Rodoviário Urbano.

Notícias Relacionadas