Após decisão de Barroso, amigos de Temer são soltos e geram alívio no Planalto

Soltos na noite deste sábado (31) em São Paulo, os nove presos na Operação Skala ganharam liberdade após decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os presos estavam dois amigos do presidente Michel Temer – o advogado José Yunes, ex-assessor especial da Presidência da República, e João Baptista Lima Filho, ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo.

As informações de bastidores dão conta que a soltura dos amigos do presidente diminua a pressão política em cima de Michel Temer, inclusive da sua base aliada. Mesmo assim, o governo se prepara politicamente para uma eventual terceira denúncia contra o presidente.

Por isso mesmo, a ordem é agradar os partidos da base aliada, inclusive na reforma ministerial, invertendo a ordem anterior de exigir fidelidade ao projeto eleitoral de Temer.O governo ficou assustado com as prisões de amigos próximos do presidente e auxiliares de Temer reconheceram que isso terá forte impacto nos planos do governo de criar uma agenda positiva para lançar a candidatura do presidente à reeleição

Nove dos presos estavam desde quinta-feira (29) na sede da PF em São Paulo (veja a relação abaixo) e uma no Rio, Celina Torrealba.

José Yunes, advogado, amigo e ex-assessor do presidente Michel Temer;

Antônio Celso Grecco, empresário, dono da empresa Rodrimar;

João Batista Lima, ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo e amigo de Temer;

Wagner Rossi, ex-deputado, ex-ministro e ex-presidente da estatal Codesp;

Milton Ortolan, auxiliar de Wagner Rossi;

Eduardo Luiz de Brito Neves, proprietário da MHA Engenharia;

Maria Eloisa Adensohn Brito Neves, sócia nas empresas MHA Engenharia e Argeplan;

Carlos Alberto Costa, sócio fundador da Argeplan e ex-sócio da AF Consult Brasil;

Carlos Alberto Costa Filho, sócio da AF Consult Brasil

Os presos em São Paulo saíram juntos. Eles abriram mão de fazer o exame de corpo de delito para poderem ser liberados mais rapidamente.

Notícias Relacionadas