Bastidores – Edição 056

Na vontade de agradar, gabinete municipal dá aeroporto como pronto e diz que funcionará “nos próximos dias”
A vontade de mostrar serviço à população é uma das prioridades dos novos prefeitos que assumiram no último dia primeiro. Mesmo já reclamando de possíveis cobranças de promessas feitas na campanha e julgando ainda muito cedo, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, dá sinais de que quer agradar o Governo de Goiás e especialmente Marconi Perillo. E se, com isto, ainda puder mostrar trabalho à população melhor ainda. Por isto, após o encontro com o vice-governador José Eliton e diversos assessores, o gabinete municipal divulgou nota à imprensa e em seu site das visitas às obras estaduais na cidade e exaltou o investimento feito pelo Governo no aeroporto de cargas. Segundo a nota do gabinete de Roberto Naves, “o Governo do Estado construiu uma pista de 3 quilômetros de comprimento, por 60 metros de largura. O investimento total da obra foi de R$ 240 milhões de reais (sic). As obras já estão concluídas e a pista deve entrar em operação nos próximos dias”. Acontece que a obra está inacabada e abandonada pela construtora. É preciso saber quantos dias serão necessários para a primeira decolagem ou pouso: se 1000 ou 2000 dias.

Igualzinho
Na reunião, José Eliton se comprometeu com Roberto Naves de que as obras do Governo de Goiás em Anápolis serão priorizadas. A mesma promessa foi feita pelo mesmo José Eliton para outro prefeito. No final de 2015, o vice-governador – também na qualidade de governador em exercício – firmou o mesmo compromisso com João Gomes.

Caiu
Roberto Naves apostou na fala do vice e deslindou elogios à atuação de Eliton. “José Eliton é um parceiro que nos ajudou a conquistar muitos benefícios, além de ser um grande amigo. Ele e Marconi Perillo estão sempre ao lado da nossa população”, disse o prefeito, que vaticinou que Eliton terá “votação histórica” na cidade em 2018.

De novo
Basta Marconi Perillo viajar que o vice, José Eliton, cumpre a mesma agenda como governador em exercício: visita as mesmas prefeituras e as mesmas obras. Em Anápolis, seu roteiro é ainda mais constrangedor: encontra as obras, como o aeroporto de cargas, o presídio e o centro de convenções do mesmo jeito que deixou desde a sua última passagem. Todas estão paralisadas há meses. Algumas há anos.

 Ajuda
Alguns compromissos de Roberto Naves possuem conexão direta com bandeiras defendidas por vereadores. Uma delas é o auxílio em estrutura para expansão das delegacias especializadas de idosos, crianças, deficientes e mulheres. Duas delas são comandadas pelo delegado Manoel Vanderic, filho de Vilma Rodrigues (PSC). Rodrigues deve cobrar Naves logo no início de sua gestão pela ajuda ao trabalho do filho.

Bicharada
A outra é a criação do Centro de Atendimento Veterinário, cuja função é – no centro de Zoonoses – disponibilizar atendimento a animais de pequeno e médio porte. Esta é a bandeira que levou à Câmara Municipal a vice-presidente da mesa, Thais Gomes (PSL).

O certo
Na edição 055, A Voz de Anápolis publicou que o vereador Valdete Fernandes pertencia ao PSB. Na verdade, o parlamentar eleito em 2016 é do PDT. Também registrou-se que ele era um estreante, quando – na verdade – Valdete já havia sido candidato em eleições anteriores.

No Corre
O deputado federal Rubens Otoni (PT) tem um novo parceiro para apresentar nos municípios goianos em suas visitas. Trata-se do ex-prefeito João Gomes, candidato derrotado nas últimas eleições, que o tem acompanhado nas andanças.

?Nada definido
Roberto Balestra, que cumpre seu oitavo mandato como deputado federal, ainda não decidiu se aceita o convite do governador para ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A relutância é vista como desprestígio do governo junto até mesmo a seus aliados mais antigos, como Balestra.

De Olho
Segundo Balestra, é um “momento de reflexão”. O líder do PP quer negociar uma vaga na chapa para o Senado em 2018. Ele já anunciou que está “pendurando a botina” de sua carreira como deputado por Goiás.

Tô fora
Outra dificuldade enfrentada pelo Governo de Goiás é para encontrar um titular para outra pasta. Ninguém quis até o momento atender aos convites para assumir a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, pós-José Eliton. Entre os argumentos: falta verba para investir no setor e prioridades nas ações.

Aí também não
Para não dizer que ninguém quis assumir a SSP, o deputado estadual tucano, Júlio da Retífica, se ofereceu em sessão da Alego para assumir a SSP e a Administração Carcerária. A oferta, por enquanto, não encontrou retorno positivo do Governo que não comentou a proposta do deputado do norte goiano.

Exemplo
O prefeito Alysson Silva Lima, de Alexânia, tem buscado em Anápolis inspirações para sua atuação. Assessores do prefeito visitaram a cidade buscando informações das realizações da gestão de Antônio Gomide como, por exemplo, o Planetário Digital e demais ações da Ciência e Tecnologia.

Esvaziamento
Disputas internas podem causar debandada no PMN. Isto porque a legenda estaria indicando nomes para a gestão Naves sem dar prioridade ou sequer inserir os candidatos do partido nas eleições municipais. Estes nomes prometem deixar a legenda se esta postura for mantida.

Daqui, não
Um integrante do PMN afirma que a legenda está somente cumprindo uma determinação do governo municipal que teria interesse em nomes de Goiânia em detrimento dos possíveis quadros anapolinos, que foram candidatos. “Também acho ruim com os colegas de chapa, mas quem manda é quem decide”, disse.

Perda
Secretaria de Saúde de Anápolis já tenta minimizar o desgaste pelo descredenciamento do Hospital Espírita de Anápolis do Sistema Único de Saúde. “Não tem como não cumprir uma decisão como esta”, confidenciou a secretária Luzia Cordeiro a aliados do gabinete.

Explicação
A interpretação deste descredenciamento, de acordo com especialistas na área em Anápolis, é de que isto é um desdobramento das próprias atitudes da direção do hospital que mesmo avisado diversas vezes manteve sua política de internação e evitou fazer alterações em sua estrutura de trabalho.

Ligações
O grupo Coral – braço da OS Umanizzare – e a própria OS responsável pelo presídio de Manaus que se tornou manchete mundial na última semana, doaram juntas cerca de R$ 3 milhões à campanha de Marconi Perillo em 2010 e 2014. O Governo Perillo é um grande entusiasta dos modelos de terceirização via OS, na Educação, na Saúde e na questão carcerária.

Voltou
O ex-presidente Lula voltou com tudo em sua agenda política pelo Brasil na última semana. Sua primeira aparição foi na quarta-feira em encontro organizado pelo MST, em Salvador (BA). Na quinta, Lula participou de um encontro de professores da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, em Brasília.

Foco
A tônica das falas do ex-presidente é pela defesa de eleições diretas para a Presidência da República ainda neste ano, como já fez em vídeo divulgado em redes sociais e, ainda, a explanação de caminhos para a economia superar a crise.

Animou
“Sentimos que há um clamor nacional dos trabalhadores para que Lula seja candidato em eleição direta”, observou o presidente nacional do PT, Rui Falcão, após a série de eventos desta semana com a presença do ex-presidente.

Memória
Morreu aos 105 anos a veterana correspondente de guerra britânica Clare Hollingworth. Ela ficou mundialmente conhecida por ter noticiado, com exclusividade, o início da Segunda Guerra Mundial. Clare passou boa parte de sua carreira em fronts de batalha como Vietnã, Argélia e Oriente Médio, além de ter coberto a Revolução Cultural na China.

Agora, não
O prefeito Roberto Naves tem evitado entrevistas exclusivas neste começo de gestão. Convidado por duas vezes pela Voz de Anápolis, na primeira adiou para a semana seguinte, quando seria marcada uma data. E na segunda vez, disse, através de sua assessoria de imprensa, que as “exclusivas” estão suspensas até segunda ordem.

Em nome de todos
Jakson Charles (PSB), líder do Executivo na Câmara Municipal afirmou que o governo Naves não tem oposição. Até mesmo os vereadores eleitos pela chapa de João Gomes – e até mesmo os do partido do ex-prefeito – seriam agora “da base do prefeito Roberto”.

Blocão
Para Charles, o único oposicionista até o momento é o ex-prefeito e agora vereador Antônio Gomide. A chapa que saiu derrotada nas eleições majoritárias elegeu 10 vereadores, incluindo ele mesmo: Jakson Charles foi eleito dentro da chapa de João Gomes.

Silêncio
Apesar das declarações do líder do prefeito, nenhum dos vereadores dos partidos que fizeram oposição eleitoral ao grupo liderado por Naves se manifestou.

Campanha
O Governo de Goiás lançou a campanha “Nova Gestão, mosquito, não” para reunir prefeituras e governo contra o Aedes aegypti. Ao todo, mais de 150 novos gestores foram ao evento, incluindo Anápolis, que foi representada pelo prefeito.  “Tivemos uma redução de 20% nos casos de dengue, redução de 33% nos casos graves”, revelou Leonardo Vilela, secretário de Saúde, durante o evento.

Craque
Cristiano Ronaldo foi eleito pela quarta vez como o melhor jogador do mundo de 2016. Ele fica a apenas um novo sucesso para se igualar ao ídolo Messi, que ganhou o prêmio por cinco vezes.

Ausente
Michel Temer, que está há oito meses no cargo, até hoje não visitou a região Norte do país. A postura do peemedebista difere de seus antecessores. Lula, por exemplo, visitou a região com 94 dias de Governo. Dilma visitou Manaus 81 dias após a posse.

Disputa
Jovair Arantes, do PTB de Goiás, lançou sua candidatura à Presidência da Câmara ao lado de seu… concorrente. Rogério Rosso, do PSD, esteve presente ao evento. Arantes não poupou críticas à Rodrigo Maia, atual presidente e possível candidato à reeleição. Rosso e Arantes podem se unir caso a candidatura de Maia seja de fato confirmada.

Tudo normal
O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral Gilmar Mendes negou conflito de interesses por ter viajado ao lado de Michel Temer para Portugal. “Foi uma carona. Nem conversei sobre o processo eleitoral”, desconversou.

Uééé…

Umas das pás da hélice tríplice da nova logomarca da prefeitura, sob o comando do novo prefeito, se refere à “inovação tecnológica”. Uma ironia, para dizer o mínimo, de uma gestão que inicia seu trabalho fechando a secretaria de Ciência e Tecnologia que, por oito anos, obteve diversas conquistas, como o planetário digital e as praças digitais. As outras duas referências – ainda segundo a explicação oficial – representam “produção de novos conhecimento” e “desenvolvimento econômico”.

Notícias Relacionadas