Bastidores – Edição 057

Deputados ingleses, escoceses e americanos assinam carta contra “perseguição” a Lula

O ex-presidente Lula teve uma semana repleta de apoios internacionais. No início da semana, deputados ingleses e escoceses e diversos ativistas políticos do Reino Unido publicaram um manifesto em defesa do que consideram a perseguição da mídia e se setores da política brasileira ao ex-presidente. O documento afirma que “julgamento da mídia é uma tentativa de impedir que Lula participe do processo político”. “Nós nos opomos a esta ação orquestrada contra Lula e nos solidarizamos com aqueles que lutam pela democracia e pelo progresso social no Brasil”, encerra a carta coletiva. Já 12 deputados americanos divulgaram uma carta aberta na qual censuram a atuação do juiz federal Sérgio Moro. A carta, que é endereçada ao embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral, afirma que o ex-presidente está sendo “perseguido”. “Estamos especialmente preocupados com a perseguição do ex-presidente Lula da Silva, que viola as normas de tratados internacionais que garantem o direito da defesa para todos os indivíduos”, afirmam os congressistas “Exortamos as autoridades federais do Brasil a fazer todo o possível para proteger os direitos dos manifestantes, líderes de movimentos sociais e líderes da oposição, como o ex-presidente Lula”, finaliza o documento.

Trânsito

Carlos Toledo, responsável pela CMTT, realizou café da manhã com os vereadores. Segundo ele, o objetivo é “aproximar a companhia dos vereadores e da comunidade”. Toledo defende o tripé “Engenharia, Fiscalização e Educação” para a atuação do órgão.

Não, obrigado

Convidado pelo prefeito Roberto Naves, Vander Lúcio Barbosa desistiu de assumir a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. O empresário do segmento de publicidade justificou nos bastidores que, para aceitar a proposta, deveria promover muitas mudanças em sua vida profissional e empresarial. E, pelo jeito, não compensava.

Agenda

A Câmara Municipal deve ser convocada para uma sessão extraordinária a fim de votar o piso salarial dos professores, que deve ser votado até o fim deste mês para que valha já para o mês de janeiro. Além disto, os vereadores deverão apreciar ainda o novo organograma da gestão municipal.

Agregadas

Entre as mudanças previstas pelo projeto do Executivo estão a extinção da Comunicação – que deve ser anexada ao gabinete – e da pasta de Recursos Humanos, que deve ser integrada à Secretaria de Governo.

Indicação

Valto Elias, ex-presidente do PSDB e ex-integrante do PT, foi o indicado pelo presidente da Câmara Municipal, Amilton Batista, para representar o Legislativo no Conselho Municipal de Educação. Elias também é professor.

Registro

A empresa Tecnoseg foi contratada sob o regime de “dispensa de licitação” para prestar serviços junto ao Instituto de Seguridade Social de Anápolis.

Liberados

Os secretários municipais foram autorizados a retirar a lei da mordaça: estão autorizados a conceder entrevistas a partir da próxima segunda. Tanto os titulares de pastas do primeiro quanto do segundo escalão.

Segurança

Assessor Municipal de Segurança Pública, Glayson Reis, afirma que está colhendo indícios para depois pôr em prática o plano municipal de Segurança Pública. Segundo ele, o município será “protagonista na segurança pública”. Reis afirma que até o final do ano haverá concurso para a Guarda Municipal e para a Defesa Civil, mas ainda não sabe quantos integrantes irão compor a Guarda Municipal.

Intimidade

O deputado estadual Carlos Antônio (PSDB) afirma que as eleições de 2016 não deixaram rusgas entre ele e o então candidato Roberto Naves. Sobre o prefeito, ele disse manter “amizade verdadeira, pura”. “Fui próximo dos ex-prefeitos João Gomes e Antônio Gomide, mas com Roberto, é diferenciado”, disse, encantado.

Uber, sim

Carlos Toledo, da CMTT, defende o ingresso do Uber em Anápolis de forma “regularizada”. Segundo ele, será preciso enviar um projeto de lei para a Câmara a fim de tornar o sistema legal no município. Os taxistas já se organizam para protestar contra a novidade.

Corte

Presidente da Câmara, Amilton Filho anuncia medidas de economia dos gastos do legislativo a fim de contribuir com os R$ 75 mil ao mês para o fundo que cuidará do término das obras da Câmara. As sessões devem continuar no mesmo local. “Mesmo em condições precárias”, disse o presidente.

De olho

Carlos Antônio anuncia que, mediante conversa com Roberto Naves, o prefeito deverá atuar para que haja “um número mínimo de candidatos de Anápolis” nas eleições de 2018. O objetivo, segundo ele, é evitar a dissipação dos votos entre postulantes.

Turbulência

Além das polêmicas políticas, as denúncias de assédio sexual atormentam a posse e o início de gestão de Donald Trump, o 45º presidente americano. Agora, é a vez de uma ex-integrante de um programa de TV comandado por Trump que o acusa de tê-la tentado beijar fora das câmeras.

Campanha

“Lula não precisa ser lançado a nada. Ele é o nosso candidato à Presidência permanente”, disse Rui Falcão antes do encontro do PT em São Paulo que deflagrou o processo eleitoral para a legenda ao “oficializar” a participação do ex-presidente no pleito de 2018.

Decisivo

Carlos Zaratini, líder do PT na Câmara, irá exigir ao próximo presidente da Câmara Federal o respeito à proporcionalidade das bancadas na composição da Mesa. O atendimento a este parâmetro será decisivo para que os petistas em Brasília se decidam por qual chapa apoiar.

Confusão

Destaque nacional da semana foi a liberação por parte do presidente Temer do uso das Forças Armadas para atuar dentro dos presídios durante um ano. A ideia é que as tropas façam a varredura de itens proibidos – como armas e drogas – mas ter contato com os detentos. Já especialistas ressaltam que os militares não possuem qualquer treinamento para este tipo de situação.

Crítica

Ex-Secretário Nacional Antidrogas, Walter Maierovich critica o Governo Temer por fazer o que considera um “uso político das Forças Armadas”. Walter ainda censura o tipo de ação adotada para o embate na crise carcerária: “Estão botando esparadrapo em fratura exposta”.

Memória

Quando foi presidente, Lula aprovou o Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – que desenvolveu uma série de ações proativas no setor. O programa foi esquecido pelos governos Dilma e Temer, sem qualquer razão aparente.

Ajuda

Em Anápolis, por exemplo, o Pronasci foi responsável por viabilizar a criação do programa de videomonitoramento na cidade. Hoje, não há por parte do Governo Federal nenhum programa que atue de forma semelhante.

Vai sobrar

O conteúdo dos depoimentos de executivos da Odebrecht devem vir à tona já na semana que vem. A expectativas nos bastidores do Poder em Brasília é que auxiliares de Michel Temer sejam diretamente atingidos.

 

Cerão

Mesmo nas férias do Judiciário, os executivos que firmaram a delação deverão ser ouvidos em audiência para selar a confirmação de que concordam em falar à Lavajato. Esta é a última etapa antes da homologação.

Liberação

Uma das medidas mais fortes de Barack Obama antes de sua saída da presidência americana foi promover o indulto a Chelsea Manning. A soldado transgênera foi condenada a 35 anos de prisão por revelar mais de 700 mil documentos ao site wikileaks sobre segredos das ações de espionagem americanas. Sem ter sido considerada “traidora”, ela deverá sair da prisão no dia 17 de maio.

Mas já?

Márcio Cândido, há menos de um mês como vice-prefeito, já se lançou como pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2018. A confissão foi revelada a repórteres das emissoras da cidade. E afirma que será pela atual legenda: “O PSD é o meu partido”, disse.

Vaticínio

De um poderoso empresário anapolino e parceiro de longa data de Marconi Perillo: “Daniel ou Maguito Vilela, um dos dois será o próximo governador de Goiás. E se conseguirem se aproximar de Marconi, será mais fácil ainda. Ninguém, tolera a ideia de fazer campanha para José Eliton”.

Quero ir

Dois vereadores de Horizontina (RS), integrantes da mesa diretora daquele Legislativo, ficaram tão empolgados com a ascensão de Donaldo Trump à Casa Branca que pediram dinheiro público da cidade para “representar a Câmara no evento da posse do líder mundial”. Segundo Rafael dos Santos e Averí Padoin, Trump mostrou que tem qualidades “aprovando a xenofobia e impedindo propostas que enalteciam demasiadamente o sexo feminino”.

Parcelado

O ministério do Trabalho informou que fará, de forma escalonada, o pagamento do seguro-desemprego deste mês. Os valores já virão com o reajuste de 6,58%. A justificativa para a medida é o “grande volume de pagamentos” previsto para o período de 11 a 22 de janeiro.

Governo de Goiás anuncia terceirização de 600km de estradas

O Governo de Goiás vai terceirizar cerca de 600 km de rodovias estaduais. Com cobrança de pedágios, o Governo pretende economizar quase R$ 40 milhões por ano com manutenção. O presidente da Agetop, Jayme Rincón, explicou que será feito um único processo de licitação para passar a administração e manutenção de cinco estradas para a iniciativa privada. A licitação prevê que a empresa escolhida terá a concessão das rodovias por 30 anos. O projeto prevê uma praça de cobrança a cada 50 km.

Notícias Relacionadas