Bastidores – Edição 060

Ex-prefeitos que são réus por improbidade e até alvos de operações policiais ganham cargos no Governo de Goiás

O Governo de Goiás recebeu dois-ex prefeitos para reforçar seu quadro de comissionados. Isto não teria qualquer relevância caso ambos não fossem réus em processos em tramitação na Justiça, acusados de crimes como associação criminosa e improbidade administrativa. Um deles é Romário da Rocha (PP), de Corumbaíba. O outro nomeado foi Danilo Gleic Alves dos Santos, ex-prefeito de Iporá e escolhido para exercer a chefia de gabinete da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO). Ele responde por três processos na Justiça, nos quais é acusado de improbidade administrativa

Romário (foto) foi um dos prefeitos investigados pela Operação Tarja Preta, deflagrada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) em outubro de 2013 e que apurou esquema de fraude em licitações para facilitar a compra superfaturada de medicamentos por prefeituras do interior. Ele, que foi nomeado na sexta-feira, 3, para o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), chegou a ser afastado pela Justiça da prefeitura de Corumbaíba em 2013, cidade da qual foi prefeito por quatro mandatos.

No prego

O Governo de Goiás colocará à venda, em maio, 49% de suas ações na Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), laboratório estatal que iniciou suas atividades em 1962, no governo Mauro Borges. Referência internacional no passado, a Iquego vem perdendo espaço no mercado e agora será parcialmente privatizada.

Representatividade?

Dos 23 vereadores, 17% – 4 parlamentares – são mulheres. Mesmo assim, somente uma delas (Professora Geli Sanches) votou a favor de um projeto que impede qualquer proibição de amamentação em lugares públicos ou privados. Três delas, Thais Gomes, Vilma Rodrigues e Elinner Rosa votaram contra este direito que acabou sendo aprovado pelos demais vereadores.

Vem aí

O PSB irá protagonizar uma candidatura ao Governo de Goiás em 2018. Foi isto que a legenda garantiu por intermédio de nota oficial divulgada na última segunda feira. Outra ação tomada é a liberação dos deputados estaduais – são três – para atuarem de forma independente na Assembleia Legislativa.

Desandou

Os desacertos políticos entre Alexandre Baldy (PTN) e Jovair Arantes (PTB) quando da votação para escolha do presidente da Câmara respingaram na nomeação de Vander Lúcio Barbosa para a pasta da Indústria e Comércio em Anápolis. Barbosa estaria estudando até mesmo migrar de legenda para não ter de pagar a conta das mudanças de rumo de Baldy em Brasília.

Exemplo

Carlos Toledo, diretor da CMTT que se tornou notícia nacional por conta do número recorde de multas e ter CNH vencida deverá cumprir a lei e participar escola de reciclagem de condutores. A interlocutores, o prefeito Roberto Naves afirma que irá acompanhar de perto porque espera que Toledo sirva como exemplo de que é possível recuperar a qualidade dos condutores.

Contemplado

Miguel Marrula, que disputou as eleições ano passado ao lado de Pedro Canedo, deverá assumir posição no Ministério do Trabalho, por intervenção do presidente estadual do DEM, Ronaldo Caiado, que negociou o espaço que é da cota do PTB, de Roberto Naves e Jovair Arantes

Oportunidade

Carlos Antônio (PSDB) vem ocupando todos os espaços que enxerga à sua frente para se tornar um defensor do Governo Roberto Naves. Antônio está de olho no apoio do prefeito para sua reeleição em 2018. E ele sabe que a concorrência pela preferência é grande. A começar internamente: o vice-prefeito Marcio Candido deve ser também um postulante.

Ué…

Em entrevista concedida à Rádio 730 de Goiânia, o ex-prefeito João Gomes foi instado a responder como andava a gestão Roberto Naves. Respondeu: “o governo está indo”. “Para onde?”, insistiu o jornalista. Gomes não soube dizer, mas afirmou não ser oposição ao prefeito que o derrotou meses atrás.

Dando sopa

Com a demora para nomear um nome na Indústria e Comércio, o empresário Edson Tavares e integrantes do fórum empresarial da ACIA aproximam conversas com o prefeito de olho no espaço que foi prometido ao PTN.

Queria

Aliás, uma das expectativas de Edson Tavares (DEM) era ter ocupado espaço no GGIM – responsável pela Segurança Pública – na cidade. Tavares é um entusiasta do tema e já ocupou pasta semelhante na gestão de Ernani de Paula. Mas o escolhido foi o delegado Gleyson Reis.

Vem aí

A expectativa do Governo Municipal é retomar em breve as grandes obras na cidade: desde a paralisada Câmara Municipal e os viadutos da Brasil, que demandam alterações. Vinícius Alves, responsável pela Secretaria de Obras, é considerado um tocador de grandes obras pela sua experiência no DNIT.

Condenado

A Justiça Federal de Goiás condenou Juquinha das Neves, sua esposa, Marivone Ferreira das Neves, e um dos filhos do casal, Jader Ferreira das Neves, por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Entre 2003 e 2011, período em que ocupou a presidência da Valec, houve extraordinário crescimento do patrimônio familiar sem a respectiva correspondência com fontes de rendas declaradas.

Dificuldade

O aparelho de Tomografia do Hospital Municipal Jamel Cecílio está quebrado e fora de funcionamento. Os pacientes que procuram aquela unidade para uso do tomógrafo precisam ser reencaminhados para a Santa Casa de Anápolis.

Era ele

O depoimento de Eduardo Cunha para o juiz Sérgio Moro coloca Michel Temer no olho do furacão. O ex-deputado que está preso afirmou que era Temer quem negociava diretamente os cargos na Petrobras a fim de inserir nomes alinhados com o esquema de desvio de verbas.

Sem exame

Cunha afirmou que sofre de um aneurisma cerebral semelhante ao que levou a ex-primeira-dama Marisa Letícia a ter um AVC. No entanto, o peemedebista se negou a ir ao hospital para fazer um exame detalhado que comprove a doença.

Dois pesos…

A guerra de liminares continuar para impedir que Moreira Franco, citado na Lavajato em diversas oportunidades, consiga o foro privilegiado ao ser nomeado ministro. O mesmo critério foi apliado por Gilmar Mendes para impedir que Lula fosse empossado. Mendes, agora, ficou em silêncio.

Olho nele

Interlocutores do presidente Michel Temer monitoram as repercussões do caso envolvendo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Relatório da Polícia Federal apontou indícios de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por parte de Maia através de mensagens trocadas com Leo Pinheiro, ex-presidente da construtora OAS.

FHC fala

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso depôs na Justiça Federal em São Paulo. Ele é testemunha na defesa do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e falou por cerca de uma hora em audiência via videoconferência com o juiz Sérgio Moro, de Curitiba. Os advogados também puderam fazer perguntas às testemunhas.

Xilindró

O ex-prefeito de Goiatuba Fernando Carlos Vasconcelos foi preso, suspeito de participar de um esquema de desvio de dinheiro público da cidade. Além dele, também foram detidos a advogada Renata Nascimento Araújo Pinto, de 27, e o contador Gilberto Francisco da Silva, de 45.

Dia-a-dia da Câmara Municipal

“Aqui comecei a minha vida política e aqui retorno depois de dois mandatos de prefeito. Fomos eleitos pelas nossas convicções e não pelas nossas concessões. Nossa intenção é fazer o debate criterioso e fiscalizar o Executivo”, assim discursou o vereador Antônio Gomide (PT) na abertura dos trabalhos do Legislativo.

Jakson Charles (PSB) cobra a regularização do abastecimento de água, implantação da guarda municipal e modernização da máquina administrativa no seu discurso de abertura dos trabalhos legislativos. Ele é o líder do Executivo na Câmara.

Em visita ao Legislativo para celebra o início dos trabalhos legislativos, o prefeito Roberto Naves (PTB) saudou os parlamentares e destacou a intenção de cada um de promover o crescimento municipal.

Domingos de Paula (PV) pediu a instalação de duas novas unidades do Rápido em diferentes regiões da cidade. Uma delas é a região Leste, a qual representa: o Bairro de Lourdes e Filostro Machado.

“Cumprimentar a todos da imprensa televisadas e radiada”. Com esta pérola o vereador João César, o João da Luz (PHS) saudou o início de seu trabalho na Câmara Municipal.

João César (PHS) considerou que – “pelo meu entendimento” – João Gomes está inelegível. Ele chegou a estar conclusão após uma entrevista do atual prefeito Roberto Naves. “Quero aplaudir o prefeito por isto”, emendou.

Luiz Lacerda (PT) fez a defesa do ex-prefeito João Gomes quanto ao comentário de João Cesar (PHS). Segundo ele, Gomes abriu mão de fazer política para “administrar muito bem as finanças”. “Dívidas todos os municípios têm. O prefeito que assume vai ficando com a missão de pagar as dívidas antigas”, ensinou.

Nove projetos foram apresentados na estreia dos trabalhos legislativos. Os novatos foram protagonistas na apresentação, com cinco proposições.

Leandro Ribeiro (PTB) quer montar comissão de vereadores para visitar o secretário interino de segurança pública. Ribeiro disse nunca ter visto a cidade tão violenta como agora.

O vereador Mauro Severiano (PSDB) criticou a indicação do ministro licenciado Alexandre Moraes para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Para Severiano, colocar Alexandre Moraes é “o mesmo de pôr raposa para cuidar do galinheiro”. “Ele está lá para estancar a Lavajato”, avaliou.

Severiano seguiu atacando Temer a quem chamou de “bichado” e emendou afirmando que o Moraes é “do ninho de Temer, do mesmo esquema e do mesmo partido, o PMDB”. Avisado que, na verdade, Moraes pertence ao seu partido, o PSDB, Severiano emendou: “Que se dane o PSDB, se estiver errado eu sou contra”, disparou.

A Câmara aprovou o direito ao aleitamento materno em ambientes privados e públicos, evitando constrangimentos e eventuais proibições do ato. A propositura é do ex-vereador Vespasiano, ainda em 2016.

Também foi apreciado o projeto do ex-vereador Frei Valdair, enviado à mesa diretora em dezembro passado, que prevê a instalação de turno da noite nas creches da cidade. O projeto foi aprovado.

Na sessão plenária de quarta-feira (08), Antônio Gomide destacou a qualidade de ensino da cidade graças “aos melhores professores de Goiás, fruto de uma grande formação curricular”. Para Gomide, isto é resultado de diversos investimentos na valorização dos profissionais.

Os vereadores do PMN fizeram visita oficial ao vice-governador José Eliton, sob a lideranã de Telles Jr. Foram ofertar apoio ao virtual candidato a governador e, ainda, obter informações sobre as obras do Governo de Goiás em Anápolis.

 

Notícias Relacionadas