Cevas realiza a soltura de seu primeiro paciente

Nasua nasua, conhecido popularmente como quati, foi devolvido em seu habitat natural na Fazenda Santa Branca que se localiza no município de Teresópolis de Goiás.

Em comemoração ao Dia Mundial da Floresta, celebrado em 21 de março, a equipe da Gerência de Fauna da Secretaria do Estado do Meio Ambiente – Secima – realizou a soltura do primeiro animal reabilitado do Centro Voluntário de Reabilitação de Animais Selvagens – Cevas – de Anápolis. Nasua nasua, conhecido popularmente como quati, foi devolvido em seu habitat natural na Fazenda Santa Branca que se localiza no município de Teresópolis de Goiás.

Exato momento em que o quati ganha a liberdade

Segundo a veterinária Elisângela Sobreira, o local riquíssimo em biodiversidade de Fauna e Flora habitando bastantes animais dessa espécie, local adequado para a soltura. Sobreira disse que o quati foi resgatado pela equipe do Corpo de Bombeiros de Pirenópolis no início do mês com suspeita de cinomose. “Ele foi tratado no Cevas para esta enfermidade e ficamos muito felizes por ter devolvido o animal à natureza”, citou.

Atualmente, o Cevas conta com um tucano com penas das asas cortadas, uma coruja que estava com objeto metálico preso no peito à asa que já passou por cirurgia e jabutis com cascos fraturados por atropelamento.

A veterinária pede o auxílio da comunidade interessada em contribuir com os trabalhos do Centro. “Insumos como medicamentos, frutas, verduras, carnes e materiais de construção são bem vindos”, disse ela. Para maiores informações sobre como ajudar é só entrar em contato com a médica veterinária fundadora do Cevas, Elisângela Sobreira, pelo telefone (62) 9 9997-9481.

Notícias Relacionadas