CMTT vai à CDL falar de “calçadas livres”, prevê área azul digital para o segundo semestre e tema “ambulantes” é incluído na pauta do encontro

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) recebeu gestores municipais da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT)  e da Postura em sua reunião ordinária desta segunda-feira (5) para falar sobre a ação que o órgão está realizando na cidade que pretende desobstruir calçadas em que o estacionamento ou disposição de veículos prejudicam a acessibilidade. No mês passado, a Companhia notificou estabelecimentos sobre a campanha “Calçada não é garagem”.

O tema preocupa empresários porque nos estabelecimentos deles, consumidores condutores de veículos, utilizam de parte das calçadas dos respectivos para estacionamento enquanto acessam o local. “A gente percebe que a maioria dos comerciantes está correta e deixam os 1,2 metros livres sobre os passeios”, constatou o diretor da CMTT, Carlos César Toledo, na reunião. E complementou. “Nós queremos regulamentar esse uso”, disse.

Área Azul Digital

Na reunião, Toledo disse estar pronto o projeto a ser implantado da “Área Azul Digital” na cidade, previsto para ser colocado em prática a partir do segundo semestre. “Teremos em torno de quatro mil vagas na cidade distribuídas no Centro, Jundiaí e Grande Jaiara”, citou.

De acordo com o modo operacional dessa tecnologia, para fracionar o tempo de estacionamento de veículos nestes locais e cobrar por isto, a fiscalização será feita a partir da tecnologia, explica o diretor. “Estas vagas, todas, terão sensores, aonde a pessoa estaciona receberá a informação em um aplicativo e a CMTT recebe a informação que aquela vaga foi ocupada naquele horário e local. O grande objetivo deste projeto é a rotatividade”, frisou.

Presente na reunião, diretor da Postura fala sobre a ocupação das calçadas por ambulantes

A ação para desobstruir calçadas é protagonizada pela CMTT, mas o setor de Posturas também contribuirá com a medida. Quem estava presente também na reunião, foi o diretor do setor de Fiscalização Urbana (Postura), Pereira Júnior. “Esse projeto também tem relação a alguns materiais nas calçadas e sobre isso estaremos fazendo, mas a questão dos ambulantes não consta nesta ação”, explicou o diretor.

Segundo Pereira, o prefeito está estudando uma maneira para estar viabilizando um local para que esses ambulantes possam ir sem prejudicá-los. “Isso também será feito para melhorar o acesso das calçadas”.

Notícias Relacionadas