Com Esquerda liderando, México inicia sucessão presidencial

Dois dos quatro candidatos presidenciais do México lançaram formalmente suas campanhas nesta sexta-feira, em um momento que os eleitores parecem dispostos a rejeitar o partido que governou o país durante grande parte do século passado. A vontade popular aferida em pesquisas aponta para a preferência de um candidato de esquerda.

As principais pesquisas de opinião para as eleições de 1º de julho mostram o candidato Andrés Manuel López Obrador com uma grande vantagem, enquanto o candidato do governista Partido Revolucionário Institucional (PRI), José Antonio Meade, aparece atrás.

Populista e nacionalista, Obrador tem 64 anos e defende uma série de políticas anticorrupção anunciadas por seu partido, o Movimento de Regeneração Nacional (Morena), e tem vantagem nas pesquisas. Ex-prefeito da Cidade do México, Obrador prometeu revisar os contratos petroleiros entre México e EUA.

Em segundo lugar na maioria das pesquisas, Ricardo Anaya, candidato da coalizão de direita e esquerda “Pelo México à Frente”, lançou sua campanha na Cidade do México com um discurso para cerca de mil jovens em que apresentou propostas para o combate à corrupção e à violência.

As eleições de julho serão as maiores da história do país, com eleições em todos os níveis ocorrendo pela primeira vez simultaneamente e um sistema eleitoral único para todos os estados. Mais de 3.300 cargos locais e federais serão preenchidos, incluindo os 628 assentos da Câmara dos Deputados e do Senado.

Notícias Relacionadas