Com objetivos distintos, Anápolis e Anapolina se enfrentam no domingo; Grêmio enfrenta Rio Verde

O Galo é o pior colocado do Grupo B, com sete pontos. O time amarga um baixo aproveitamento na competição e está na zona de rebaixamento. Apenas a vitória interessa contra a Rubra, terceira colocada no grupo A, com 11 pontos. A Anapolina quer ficar próxima à zona de classificação da competição e também tem que vencer para cumprir seu objetivo.

Sem bons resultados na última rodada do Campeonato Goiano, os times de Anápolis agora precisam dar passos largos se quiserem classificar para a próxima fase. Em grupos distintos, Anápolis (B) e Anapolina (A) vão se enfrentar pela décima rodada do Goianão 2018, no domingo (25), às 16 horas, no Estádio Jonas Duarte.

Decisão

O clássico do futebol anapolino vai ter cara de decisão. Isso porque tanto o Anápolis quanto a Anapolina dependem do resultado para cumprirem seus objetivos momentâneos na competição. O Galo da Comarca tem apenas sete pontos no grupo B e possui uma das piores campanhas do campeonato, com apenas 25,9% de aproveitamento.

Na zona de rebaixamento, o time não achou o caminho da vitória e repete nesta temporada a campanha desastrosa de 2017. No ano passado, o Anápolis quase foi rebaixado no Goianão e teve uma eliminação precoce, na primeira fase, no Campeonato Brasileiro Série D.

Perigo

O último no jogo do Galo no Campeonato Goiano de 2018 foi contra o Atlético Goianiense, no Jonas Duarte. O time de Anápolis perdeu para o Atlético por 2×1, em casa. Para um time que no ano passado anunciou uma série de investimentos e ainda contou com o apoio da Prefeitura na busca por patrocinadores, a série de derrotas desde o ano passado e a falta de uma equipe competitiva lançam dúvidas se na temporada de 2018 os ventos soprarão favoráveis.

E não é que a vitória seja garantia de sair da degola. Enforcado, o Galo precisa melhorar sua participação no Goianão, já sabendo que a classificação está cada vez mais longe. Os dois piores colocados na competição durante a primeira fase, independentemente do grupo em que estejam, serão rebaixados.

Como último colocado do grupo B, o Anápolis está imediatamente atrás do Itumbiara, também com sete pontos. A equipe itumbiarense jogará contra o Goiás no sábado, em busca dos três pontos. O time esmeraldino, primeiro colocado do grupo A com 20 pontos e com a melhor campanha da competição, dá todos os sinais de que não terá piedade dos adversários e busca garantir logo a classificação para as semifinais.

Rubra

Em outro cenário, a Anapolina permanece no páreo em busca da classificação para a próxima fase. A Rubra, que perdeu para o Aparecidense por 2×0 na última rodada, deixou escapar a chance de garantir uma vaga na zona de classificação. O time é o terceiro colocado do grupo A, com 11 pontos, atrás de Goiás (20) e Iporá (14). Assim como seu rival Anápolis, a vitória no clássico anapolino não garante que seu objetivo principal, neste caso entrar na zona de classificação, seja cumprido.

O Iporá enfrentará o Aparecidense, no próximo domingo (25), às 15h30, no Estádio Ferreirão. Se vencer, a equipe iporaense vai jogar um banho de água fria nas pretensões da Anapolina, que poderá ficar mais longe da classificação. Os quatro times mais bem colocados na primeira fase da competição, independentemente do grupo, garantem a classificação para a próxima etapa, as semifinais.

Grêmio pega o Rio Verde de olho na zona de classificação

O Grêmio Anápolis chega à 5ª rodada do 2º turno do Goianão 2018 como o time de Anápolis melhor colocado. Com 12 pontos, está na 5ª posição geral e 3ª colocação no grupo B. A Raposa tem que vencer o jogo de domingo contra o Rio Verde para se manter na briga pela classificação. A partida será no domingo, às 16 horas, no Estádio Mozart Veloso do Carmo.

Raposa pode entrar na zona classificação já na próxima partida, mas precisa vencer o Rio Verde

Além de manter bons resultados para subir na tabela e garantir a classificação para as semifinais, o Grêmio Anápolis precisa torcer para que os primeiros colocados do campeonato tropecem. Os quatro melhores colocados na primeira fase se classificam, independentemente do grupo. O Goiás é o líder do grupo A, com 20 pontos.

O time esmeraldino está com 74% de aproveitamento e segue com bons resultados nas últimas rodadas, incluindo a goleada de 3×0 sobre a Raposa, em jogo válido pela 4ª rodada do 2º turno. O Grêmio tem 8 pontos a menos que o Goiás e dificilmente o time de Anápolis vai conseguir chegar à primeira colocação da competição.

O Vila Nova tem 17 pontos no grupo B e aproveitamento de 62,9%. Em primeiro lugar no grupo e segunda colocação na competição, o Tigrão tem cinco empates e quatro vitórias e ainda não conheceu o sabor da derrota no campeonato. Isso faz com que o time seja forte candidato à ponta da tabela. Restam então dois times nesta rodada que podem ser alcançados pelo Grêmio: o quarto colocado geral Iporá, com 14 pontos e o Aparecidense, na terceira posição, com 15 pontos. Mesmo que chegue aos 15 pontos do time de Aparecida, o Grêmio tem forte desvantagem no saldo de gols, critério de desempate do campeonato.

No Goianão 2018, apesar do bom desempenho de Vila Nova e Goiás, nenhum time é favorito ainda para a classificação e para o título da competição. Nesse cenário, uma vitória pode fazer a diferença e mudar totalmente o quadro. O Grêmio precisa aproveitar a oportunidade que terá contra o Rio Verde no domingo, mesmo jogando fora de casa. A Raposa já é a melhor colocada entre os clubes de Anápolis na competição.

O técnico do time, Pedro Correia, entende que ainda é cedo para comparar os times anapolinos. “Ainda é muito prematura, ainda há muito campeonato”, ressalta. Para ele, ainda tem muito jogo pela frente e as próximas rodadas é que irão definir os rumos da competição: “não podemos dizer que estamos (somos) melhores”. Ele entende que, mesmo com a posição favorável na tabela, a equipe ainda precisa buscar uma “posição de tranquilidade”. Ele lembrou que muitos veículos de comunicação chegaram a dizer que o Grêmio era um forte candidato ao rebaixamento e que a Raposa conseguiu superar esta teoria. “Qualquer outra posição que seja acima será uma posição bastante boa”, concluiu.

Notícias Relacionadas