Com oferta insuficiente, vacinas contra a gripe estão novamente em falta na rede pública

A Prefeitura cumpriu a promessa e as unidades de saúde foram reabastecidas nesta quinta-feira (19) com um novo lote de vacinas contra a gripe. Acontece que a oferta foi pequena e durou pouco tempo. O portal A Voz de Anápolis percorreu unidades de saúde das regiões norte e leste pouco depois das 8 horas. Em todas, foi possível ver a comunidade indo embora sem a imunização.

No São Carlos, funcionários contaram que foram ofertados 50 doses. “Não deu pra quem quis”, disse um deles que não quis se identificar. Esse mesmo funcionário telefonou no Cais no Jardim Progresso para checar se haviam doses naquela unidade de referência. “Também não tem”, disse à reportagem.

O mesmo cenário foi encontrado perto dali, na unidade de saúde da Santa Isabel. Mas a justificativa lá, era outra. “Aqui só tem vacinação em dias de quarta-feira”, disse a funcionária que também terá sua identidade preservada. Indo para outra região, encontramos o aposentado João Sales próximo ao posto de saúde da Santa Maria. “Disse que aqui acabou e me mandaram ir para a Osego. Só que é longe. Vou esperar chegar aqui mesmo”, contou.

No Bairro de Lurdes, a funcionária que atendeu a reportagem revelou. “Para cá, foram enviadas somente 60 doses. Quem madrugou, conseguiu”, disse. Isso eram 9h40. Perguntada aonde era possível encontrar a vacina, ela disparou. “Só na Osego”. A reportagem foi até a Osego e verificou uma fila que dobrava quarteirão às 10 horas, mas a imunização ocorria.

Entretanto, quase ao meio dia, as doses acabaram lá e em toda a cidade. “Sem previsão de chegada”, disse uma servidora no telefone às 14 horas.

Notícias Relacionadas