Conselho de Saúde vai visitar almoxarifado de remédios e pede para que tema seja “despolitizado”

O presidente do Conselho Municipal de Sáude, Danniane Marinho, anuncia que na próxima semana será realizada uma vistoria do conselho no almoxarifado onde estão os supostos medicamentos vencidos. O local é onde ficam guardados medicamentos de uso na rede municipal de Saúde Pública.

“Convoquei farmacêuticos que integram o Conselho Municipal de Saúde e que são representantes do Conselho Regional de Farmácia para que nos forneçam um parecer adequado. São eles quem podem avaliar com isenção o assunto”, destaca Marinho.

“Vamos descobrir falhas e erros no ciclo dos remédios somente depois desta visita”, destaca o Eládio Fernandes, farmacêutico e servidor de carreira da Prefeitura de Anápolis. Fernandes é um dos integrantes do Conselho Municipal de Saúde que farão a visita.

“É preciso primeiro ouvir uma autoridade no assunto para saber se é o caso de classificar como uma perda criminosa – com valores representativos – ou se é uma perda dentro da normalidade. Porque remédios vencem e se perdem até em farmácias pequenas, particulares”, destaca Marinho, em entrevista à Rádio Imprensa AM.

O presidente do Conselho ainda faz um apelo. “É preciso despolitizar o debate”, alerta. “O tema é muito visado e facilmente se torna um cabo de chicote político para tentar se achar responsáveis aqui ou ali sobre algum ocorrido. Há falhas previstas e vencimentos que são naturais, já que o Ministério da Saúde repassa medicamentos que estão vencendo para diversos municípios do Brasil. E isto acontece independentemente da cidade querer ou não”, explica. “É prematuro querer encontrar culpados antes mesmo de atestar o que tecnicamente ocorreu”, completa.

“Muitas vezes a medicação nem é a que a cidade precisa. O Ministério faz isto para evitar que ele tenha a responsabilidade pela incineração. E aí fica o compromisso disto para o município”, finaliza Marinho.

Notícias Relacionadas