Correios de Anápolis perdem Banco Postal e sindicato denuncia fechamento de agências

Sindicato da categoria denuncia prejuízo para a população com a perda do Banco Postal e o possível fechamento de agências. Câmara se mobiliza, mas estatal confirma intensões que são motivadas para reverter o cenário financeiro da empresa

Paulo Roberto Belém

Os anapolinos que estavam acostumados em utilizar de algumas agências dos Correios da cidade para, além de realizar serviços postais, efetuar transações bancárias utilizando-se do Banco Postal, tiveram uma surpresa desagradável nas últimas semanas. Isto porque a parceria que existia com o Banco do Brasil e a instituição para efetuar diversas transações bancárias, a exemplo de saques e depósitos, foi encerrada em três agências – a que é instalada no Brasil Park Shopping, a localizada na Avenida Jamel Cecílio, no alto do Bairro Jk, e a da Vila Jaiara. Agora, a única que ainda está realizando serviços bancários, por enquanto, é a agência central, localizada próximo à Praça Bom Jesus.

E a má notícia vai além do encerramento do Banco Postal nessas unidades específicas, denuncia o representante do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – Sintect-GO – em Anápolis, Tiago Henrique dos Santos. Segundo o sindicalista, além da interrupção do Banco Postal, estas três agências específicas irão ser fechadas. “A notícia que tenho é de que a do Brasil Park Shopping será a primeira a ser fechada, no próximo dia 29 de setembro e as outras duas, posteriormente”, lamentou.

Tiago Henrique dos Santos, Sintect-GO: três agências serão fechadas a partir de 29 de setembro

 

Prejuízo

O maior prejuízo destes fechamentos é o encerramento de atividade da agência do Brasil Park Shopping, teme o sindicalista. “Esta agência é a única da cidade que tem funcionamento até às 19 horas. Com isso, vai prejudicar muito aquelas pessoas que trabalham o dia todo, em horário comercial, quando precisa de serviços dos correios”, citou, complementando que o fechamento das outras duas agências também não deixará de prejudicar. “Estas estão localizadas em regiões com grande densidade demográfica. É um erro centralizar o serviço dos correios na agência central e nas franqueadas”, disse.

Fechamento da agência do Brasil Park Shopping faz parte do “projeto de reestruturação da rede de atendimento”, alega empresa

A reportagem visitou a agência localizada no shopping da cidade e verificou com os funcionários que o encerramento do Banco Postal aconteceu de fato. Sobre a notícia do fechamento da agência que já teria data marcada, eles não confirmaram. Um funcionário do shopping que pediu para não ser identificado disse que o prejuízo tem sido enorme, denunciou. “As pessoas, inclusive eu, já estávamos acostumados em utilizar dos serviços desta agência. Com essa notícia de que além do Banco Postal, ela vai ser fechada, vai complicar muito para a população”, enxerga.

Mobilização

O representante do Sintect-GO disse que o sindicato tem se mobilizado para evitar que o fechamento das agências de Anápolis aconteça. “A nossa primeira ação tem sido buscar o apoio dos políticos da cidade, porque a gente não pode negar que nossa empresa recebe influência política”, levantou, complementando vai reivindicar o retorno imediato do Banco Postal nestas agências porque, segundo ele, o contrato desta parceria vai até o ano de 2020.

De fato esta mobilização política tem acontecido. Na última semana, na Câmara Municipal, o vereador Antônio Gomide criticou a decisão da Empresa de Correios e Telégrafos em fechar unidades em Anápolis. O parlamentar fez um apelo para que não aconteça este movimento que, segundo ele, seria um atraso para a qualidade de vida dos anapolinos e, principalmente, um prejuízo para os servidores da empresa estatal.

Gomide fez, ainda, um pedido para que a Câmara Municipal formalize uma moção de apelo contra esta decisão em nome da Mesa Diretora a fim de pressionar contra esta decisão. “Já tivemos o fechamento de unidades importantes como a que estava localizada no Anashopping e no Bairro Jundiaí”, destacou.

Resposta

Em nota, a Superintendência Estadual dos Correios em Goiás disse que não há qualquer decisão no sentido de encerrar as atividades das agências da Vila Jaiara e da Avenida Jamel Cecílio, mas confirmou o fechamento da agência do Brasil Park Shopping que, segundo a nota, faz parte do projeto de reestruturação da rede de atendimento implantado pela empresa em municípios com mais de 50 mil habitantes, nas cinco regiões do Brasil. O fechamento desta última agência foi confirmado para o dia 13 de outubro. A nota ressalta que os clientes não ficarão desassistidos por conta da existência de outras agências na região do shopping.

Sobre o a oferta do Banco Postal, a empresa esclareceu que o serviço será desativado em todas as agências de Anápolis até o dia 11 de outubro, considerando inviável a continuidade dessa parceira visto que não poderá mais custear o contrato de vigilância e outros itens de segurança que uma decisão judicial em Goiás exigiu que houvesse nas agências que prestam o serviço, que exige alarme monitorado, circuito fechado de TV, porta com detector de metal e cofre com retardo. A nota finaliza dizendo que a estatal lamenta a medida e informa que possui ciência da importância do Banco Postal e por isso busca meios para reverter a situação.

Notícias Relacionadas