Departamento Penitenciário Nacional vai intervir na situação do novo presídio de Anápolis

Vereadores que integram a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal levaram nesta quinta-feira, 23, a situação da transferência dos quase 600 presos de Aparecida de Goiânia para Anápolis ao Departamento Penitenciário Nacional – Depen. Na oportunidade, a diretora substituta do departamento, Marlene Inês da Rosa, afirmou desconhecer o episódio e que vai que vai determinar a imediata inspeção de especialistas para avaliar a situação dos detentos das duas unidades goianas – a de origem e de destino.

“O departamento não tinha ciência da situação e recebemos com bastante preocupação tudo o que foi relatado”, disse a diretora. Ela recebeu todo o histórico do episódio e sobre o descontentamento da população anapolina dos vereadores Vilma Rodrigues, Thais Souza, Geli Sanches, Teles Júnior e Valdete Fernandes. Também estava presente na audiência o diretor da Cadeia de Anápolis, Fábio Oliveira.

A data para essa inspeção não foi definida, mas a diretora assegurou que pode ser feita, inclusive, de forma extraordinária. “É preciso ver as condições que estes presos se encontram e fazer as orientações ao governo do estado e ao judiciário das respectivas comarcas”. A presidente da Comissão, vereadora Vilma Rodrigues, considerou bastante produtiva a audiência. “Tenho certeza de que a situação, agora, vai ser diferente. De posicionamentos concretos que vão caminhar para a solução deste problema”, destacou a presidente.

O Departamento Penitenciário Nacional é o órgão do Ministério da Justiça responsável por todo o sistema penitenciário nacional e que administra, inclusive, repasses federais para os estados.

Notícias Relacionadas