Diabéticos manifestam na Câmara Municipal contra falta de insulina

O início da sessão ordinária da Câmara Municipal desta quarta-feira, 15, ficou marcada pela manifestação de de cerca de 50 diabéticos de Anápolis por conta da falta de insulinas para o tratamento da doença. Segundo o grupo, a medicação não está sendo fornecida há dois meses pela Secretaria de Saúde.

A insulina da marca Lantus é a que mais preocupa. Empunhando cartazes e proferindo gritos de ordem, eles cobraram dos vereadores empenho para o cumprimento de leis municipais que garantem a dispensação do medicamento para os cerca de 800 diabéticos cadastrados.

Os vereadores se posicionaram a favor do grupo e marcaram audiência para discutir a situação. O encontro foi realizado ainda no final da manhã com a secretária de Saúde, Luzia Cordeiro, no gabinete do prefeito Roberto Naves.

Encontro

Uma das líderes do grupo, Fernanda Cruz, que também é diabética, disse que foi informado no encontro a chegada da insulina Lantus, mas que ela somente seria disponibilizada a grupos de risco: pacientes até 18 anos, gestantes e para doentes renais crônicos. Ela, propriamente, se encaixa neste grupo, por estar grávida, mas disse que compartilha com a necessidade dos demais.

“Este assunto não é brincadeira. Desde novembro que a falta da Lantus nos prejudica”, citou ela. Fernanda disse que a reunião terminou com incertezas. “Pediram, inclusive, que formássemos uma comissão para tratar do assunto, mas não vamos descansar até que o caso seja resolvido”, afirmou.

Na edição 061 do Jornal A Voz de Anápolis, você vai acompanhar uma matéria especial sobre o assunto.

 

Notícias Relacionadas