Diretor do presídio de Anápolis é exonerado após vazamento de áudios

A Diretoria Geral de Administração Penitenciária decidiu exonerar o diretor do Centro de Inserção Social de Anápolis, Walney Cesário da Cunha, após o vazamento de áudios que sugerem o “cerceamento” do trabalho de advogados que atuam no presídio e uma “intimidade” excessiva com os presos. Confira a nota na íntegra.

No diálogo, ele conversa o chefe de segurança do presídio dando orientações sobre a proibição da entrada de advogados na unidade prisional. “Em relação a por no papel esse negócio de (proibir entrada de) advogado, não põe não. Tem que explicar para os caras: olha, hoje infelizmente é isso, hoje é aquilo e não tem jeito de entrar não. Mas não põe isso no papel não, se não fica ruim pra nós, (se) o cara tirar uma foto desse trem (sic) dá problema pra nós depois”, orientou Walney.

Os áudios revelam a intenção do ex-diretor do presídio de avisar aos comandos de alas dos presídios que estariam proibidas aos domingos e no período da tarde.

NOTA-DGAP

Após análise de áudios que circulam em redes sociais, onde o diretor da unidade prisional de Anápolis, Walney Cesário da Cunha, aparece em conversa com outro servidor sugerindo que ele oriente presos, que supostamente lideram alas dentro do presídio, a dificultar o acesso de advogados a seus clientes que cumprem pena no local, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informa que, nesta quinta-feira (01/02), determinou a imediata exoneração do servidor da função de diretor.

Esclarece que não pactua nem tolera comportamento inadequado como o verificado na conversa, tanto em relação à tentativa de cerceamento do trabalho dos advogados, quanto à censurável demonstração de intimidade com presos.

A DGAP reitera que não abre mão do comportamento ético, da responsabilidade e do profissionalismo por parte de seu quadro de colaboradores, e ressalta que quaisquer atos cometidos contra os princípios legais, morais e regimentais serão punidos de acordo com a Lei.

O novo diretor da unidade prisional de Anápolis será apresentado nesta sexta-feira (02/02).

*Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)*

Notícias Relacionadas