É hoje! Tite convoca os 23 jogadores para a Copa do Mundo

Quando Tite anunciar os 23 jogadores que irão à Copa do Mundo da Rússia é bom que o público saiba: a lista não é só dele. A convocação da seleção brasileira é feita a pelo menos 18 mãos, num processo que envolve estratégias, busca por aliados e discussões calorosas numa sala do segundo andar do prédio da CBF, no Rio de Janeiro.

Lá fica o departamento de seleções na sede da entidade. Tite é o comandante, tem a decisão final, o poder de carimbar o passaporte de cada um que lutará pelo hexa. Mas, antes, ele ouve atentamente cada um de sua comissão. E pergunta. Debate. Combate. É como se o técnico fosse a banca e os demais defendessem teses em busca da aprovação.

Há seis interrogações: no gol, nas duas laterais – duas no lado direito e uma no esquerdo –, na zaga, e uma do meio para frente, que pode ser ocupada por um volante, um meia ou um atacante. A expectativa é que o anúncio confirme as inclusões de Fred, do Shakhtar Donetsk, e Douglas Costa, da Juventus, junto aos 16 nomes já definidos desde o ano passado.

Entre os nomes dos auxiliares e membros da comissão da CBF com poder de influência estão dois ex-jogadores. O goleiro campeão do mundo em 1994 Claudio Taffarel e o ex-lateral Sylvinho, que jogou pelo Corinthians e foi da comissão técnica de Tite, quando comandou a equipe paulista.

Notícias Relacionadas