Em liberdade, Eduardo Azeredo (PSDB) terá mais um recurso julgado hoje: ele responde pelo mensalão tucano

Mais um recurso da defesa do ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) deve ser julgado, nesta terça-feira (24), pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O ex-governador mineiro e ex-senador foi condenado a mais de 20 anos de prisão no processo do mensalão tucano. Ele, no entanto, recorre em liberdade.

Caso a condenação seja mantida, o tucano ainda poderá apresentar um novo recurso no tribunal. Especialistas ainda divergem sobre quando um eventual mandado de prisão poderá ser expedido.

De acordo com a denúncia, o mensalão tucano desviou recursos para a campanha eleitoral de Azeredo, que concorria à reeleição ao governo do estado, em 1998. O esquema envolveu a Companhia Mineradora de Minas Gerais (Comig), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e o Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge). O valor do desvio é estimado em ao menos R$ 3,5 milhões por meio de supostos patrocínios a três eventos esportivos: o Iron Biker, o Supercross e o Enduro da Independência. Todos os réus negam envolvimento nos crimes.

Segundo o advogado Castellar Guimarães Neto, que atua na defesa de Azeredo, o ex-governador acredita que pode ser absolvido. “Ele está sereno, continua confiando no Judiciário mineiro e na absolvição”, diz.

Notícias Relacionadas