Embaixador afirma que “brasileiros nos EUA não devem temer deportação”

Em entrevista à Folha de S. Paulo veiculada na edição desta segunda-feira (23), o embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral, 72, não acha que o Brasil deve ter medo do novo presidente americano, Donald Trump. Nem os cerca de 150 mil brasileiros que vivem nos Estados Unidos de forma irregular, e cujos números vêm crescendo por causa da crise econômica brasileira, devem temer uma ofensiva de deportações em massa, como prometeu o republicano durante a campanha.

“Não acho que seja o propósito do novo governo fazer uma fiscalização e deportação sistemática; se fizerem isso, os primeiros a ser afetados são aqueles que empregam essas pessoas”, disse Amaral.

“O Brasil não é parte de nenhum dos problemas identificados durante a campanha do Trump. O Brasil tem deficit comercial com os EUA (US$ 646 milhões em 2016), ao contrário de boa parte dos países mencionados por Trump. O Brasil não está atraindo investimentos americanos que resultam em perda de empregos americanos. Não somos problema significativo em tráfico de drogas e não temos problemas migratórios comparáveis ao de outros países”, pondera Amaral, tranquilizando o País.

 

Leia a íntegra da entrevista aqui

Notícias Relacionadas