Empreendedorismo deve gerar metade das vagas de trabalho no país este ano, diz pesquisa

Do G1

Os empreendedores deverão ser os principais responsáveis pelo alento esperado no mercado de trabalho neste ano. Das 2 milhões vagas a serem abertas, 1 milhão dos empregos serão criados por empregadores, trabalhadores por conta própria e microempresas.

Os números estão em um estudo inédito elaborado pelo banco Santander e foram projetados com base na expectativa de crescimento na quantidade de trabalhadores ocupada no Brasil e no aumento esperado do número de novas empresas no país.

Os dados mostram que a abertura de pequenas empresas e o crescimento do número de profissionais autônomos devem ser as alternativas para o brasileiro se ocupar em num momento de fraqueza do mercado de trabalho.

Neste ano, por exemplo, a expectativa do banco é que 2,5 milhões de empresas sejam criadas no país, enquanto a ocupação como um todo deverá ter um aumento de 2,2%.

No ano passado, 33% da mão de obra ocupada trabalhava por conta própria ou em micro empresas. Neste ano, essas duas categorias vão responder por 50% das posições de trabalho criadas em 2018, de acordo com as projeções do Santander.

Distribuição de empregos em 2017

Veja o percentual de pessoas empregadas por categoria

Administração pública: 13 %
Trabalhador doméstico: 7 %
Conta própria: 25 %
Microempresas: 8 %
Pequenas e médias empresas: 20 %
Grandes empresas: 27 %

 Oportunidade ou necessidade

O empreendedorismo costuma aparecer em dois momentos na vida de uma pessoa:

  1. por oportunidade, no momento em que ela decide mudar de área e abrir um negócio próprio que lhe parece promissor;
  2. por necessidade, nos casos dos trabalhadores que ficam desempregados e enxergam no negócio próprio a solução para ter uma renda mensal.

Notícias Relacionadas