Equipe de reportagem é impedida de entrar em sala onde estão lotes de medicamentos vencidos

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, visitou na manhã da última terça-feira (24) o almoxarifado da Secretaria de Saúde onde ficam estocados medicamentos para uso na rede municipal de atendimento. O objetivo da visita era apresentar à imprensa lotes de medicamentos que estariam vencidos há alguns anos.

De acordo com o relato do prefeito – e posteriormente registrado pela sua assessoria em nota – os “insumos descobertos durante inspeção da Secretaria são datados de 2013, 2014, 2015 e 2016”.

“Ainda não foi possível estimar o valor do prejuízo, pois existem lotes de medicamentos vencidos nas unidades de saúde e que não foram recolhidos. Entre os insumos encontrados estão luvas cirúrgicas, anticoncepcionais, antibióticos, analgésicos, abaixador lingual e até mesmo água para autoclave”, anuncia o gabinete municipal.

Restrição
Uma equipe de reportagem d‘A Voz de Anápolis acompanhou a vistoria do prefeito e a coletiva realizada no local. Posteriormente, o repórter fotográfico Leonardo Moreira retornou ao local para realizar fotos e verificar detalhes dos lotes e seus vencimentos. Moreira, no entanto, foi impedido de acessar ao mesmo espaço onde estavam os lotes amontoados.

“Cheguei a encontrar a secretária de Saúde deixando o local e lá me informaram que a sala foi trancada por determinação dela”, explica Leonardo. “Fui orientado a retornar à tarde, mas novamente não consegui acesso ao local”, completa.

Quando voltou, o fotógrafo encontrou a sala lacrada. Moreira teve acesso apenas até a antessala onde ficaram algumas caixas de medicamentos à mostra. Já a sala onde anteriormente o prefeito foi registrado (veja a foto na página) seguia fechada e o acesso restrito: o repórter não conseguiu entrar e nem ter autorização de ninguém no local.

Como a porta que impede a entrada não vai até o teto, ele conseguiu uma imagem do lado de fora. À distância é impossível determinar detalhes dos lotes que foram separados desta antessala.

Foto feita a partir da fresta superior da porta que impede a entrada: espaço lacrado com cadeado

 

Nos medicamentos expostos à visitação – os que foram colocados na antessala – as caixas mostravam o vencimento para o mês de “outubro de 2016”. Abaixo está a imagem do mesmo local que o prefeito teve acesso e deixou-se ser fotografado durante a coletiva.

Prefeito observa lotes de medicamentos que estariam vencidos desde 2013 (foto: Secom)

Notícias Relacionadas