Estado de Goiás registra quase 40% dos óbitos por H1N1 no país

Uma informação que pode assustar os goianos sobre a Gripe Influenza A foi divulgada nesta terça-feira, em reportagem de O Popular: o Estado de Goiás concentra 38,4% das mortes por H1N1 no país, com 39 óbitos.

Dos 597 casos registrados no Brasil no ano de 2018, 250 ocorreram no estado, equivalente a 41,9% das ocorrências de Gripe Influenza A/H1N1.

Os dados dizem respeito ao fechamento da 18ª Semana Epidemiológica, encerrada em 5 de maio. Para Magna Maria de Carvalho, gerente de Vigilância Epidemiológica de Estado da Saúde de Goiás, os dados podem ser explicados pela sazonalidade do vírus no Estado.

“Fomos o primeiro Estado a ver aumento de casos. A tendência é que essa proporcionalidade vá diminuindo”, defendeu. “Tínhamos uma curva com tendência para epidemia, tanto que foi decretada a situação de emergência”, continuou Magna Maria.

Ainda de acordo com a reportagem de O Popular, o total de casos em 2018 nos primeiros cinco meses do ano já se aproxima do número de registros de todo o ano de 2016. Goiás tem em torno de 3% da população brasileira.

Notícias Relacionadas