Ex-presidentes de França e Espanha, além de primeiro ministro belga, pedem libertação de Lula e confirmação de candidatura

Um manifesto assinado por seis lideranças europeias, incluindo os ex-presidentes de Espanha e França e o ex-primeiro ministro da Bélgica critica prisão apressada do ex-presidente Lula e pedem que Justiça permita que petista seja candidato nas eleições.

François Hollande, ex-presidente da França, e José Luiz Zapatero, ex-presidente espanhol, lideram uma cara que ainda conta com a assinatura de Elio Di Rupo, ex-primeiro ministro da Bélgica, além de Massimo D´Alema, Enrico Letta e Romano Prodi, ex-presidentes do conselho de ministros a Itália. No documento, pedem a libertação de Lula e a confirmação de seu direito de disputar as eleições na qual é líder em todas as pesquisas.

Leia, abaixo, a íntegra do documento:

“A prisão apressada do presidente Lula, incansável arquiteto da redução das desigualdades no Brasil, defensor dos pobres de seu país, só pode despertar nossa emoção.

O impeachment de Dilma Rousseff, eleita democraticamente por seu povo e cuja integridade nunca foi questionada, já era uma preocupação séria. A luta legítima e necessária contra a corrupção não pode justificar uma operação que questiona os princípios da democracia e o direito dos povos de eleger os seus governantes.

Nós solenemente solicitamos que o presidente Lula possa se submeter livremente ao sufragio do povo brasileiro”.

Notícias Relacionadas