FHC pediu dinheiro a Marcelo Odebrecht para campanhas de tucanos em 2010

Uma sequència de e-mails trocados entre os ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente da empreiteira Odebrecht, Marcelo Odebrecht, indica que o ex-presidente pediu doações para dois candidatos tucanos ao Senado em São Paulo e no Pará.

O ex-presidente chegou a enviar as contas bancárias onde deveriam ser depositadas as doações. O documento foi encontrado pela Polícia Federal nos arquivos apreendidos junto ao empresário. Os candidatos foram Antero Paes de Barros e Flexa Ribeiro. Somente o último foi eleito pelo Pará.

O primeiro e-mail enviado a Marcelo é de 13 de setembro de 2010, com o assunto “pedido”. Nele, Fernando Henrique diz que, recordando da conversa que tiveram em um jantar, envia um “SOS”. “O candidato ao senado pelo PSDB, Antero Paes de Barros, ainda está em segundo lugar, porém a pressão do governismo, ancorada em muitos recursos, está fortíssima. Seria possível ajudá-lo? Envio abaixo os dados bancários”, escreve FHC.

Marcelo Odebrecht responde que o ex-presidente pode ficar tranquilo. “Depois aproveito, e lhe dou o feedback dos demais apoios e reforços que fizemos na linha do que conversamos”, afirma.

Em outro e-mail, de 21 de setembro do mesmo ano, com o assunto “o de sempre”, FHC pede perdão pela insistência e volta a pedir ajuda financeira —desta vez para Flexa Ribeiro, candidato ao Senado no Pará. “Ainda há tempo para eles alcançarem, no caso na verdade é manterem, a posição que os leva ao êxito.”

Dos dois, somente Flexa conseguiu se eleger. Na prestação de contas dos candidatos ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), não constam registros de doações oficiais da Odebrecht.

Notícias Relacionadas