Frente parlamentar delibera por mais mobilizações em defesa das universidades públicas em Goiás

A Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas reuniu a Universidade Federal de Goiás e os institutos Federal de Goiás e Federal Goiano em audiência pública nesta terça-feira (28) na Assembleia Legislativa para discutir o impacto causado pelos cortes no orçamento da Educação, com destaque às universidades federais goianas.

Coordenada pelo deputado estadual Antônio Gomide, o evento contou com a presença do deputado federal Rubens Otoni, dos deputados estaduais Helio de Sousa, Coronel Adailton (integrantes da Frente) e da deputada Lêda Borges. Para embasar o encontro, os reitores da UFG, Edward Madureira, do IFG, Jerônimo Rodrigues e do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, fizeram a exposição do trabalho das universidades e dos prejuízos causados pelos cortes.

Aberta a fase do debate, os participantes da audiência contribuíram divulgando a importância de traçar estratégias que façam com que o Governo Federal recue da ideia dos cortes. E a deliberação unanime foi a de que novas atividades de manifestação possam ser construídas. “Só a mobilização fará com que a população saiba o que está acontecendo e dirá aos personagens dessa situação que resistiremos”, disse o reitor da UFG, Edward Madureira.

Com isso, novas agendas serão construídas. Antes disso, outros atos já estão marcados. Entre eles, uma sinalização de greve geral prevista para acontecer em 14 de junho. O coordenador da Frente, deputado Antônio Gomide, pediu união das instituições. “Nossa defesa é pela educação e pelo projeto que ajudamos a construir, do ensino fundamental às universidades”, destacou.

Notícias Relacionadas