Goiás registrou 172 crimes violentos em janeiro deste ano, aponta estudo

Por G1

Um levantamento feito por meio do Monitor da Violência, desenvolvido pelo G1 em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), concluiu que Goiás registrou, no mês de janeiro deste ano, 172 crimes violentos. Os dados oficiais do estado contabilizam todos os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

Conforme divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), Goiás teve, no último mês de janeiro, 155 vítimas de homicídio doloso, 13 vítimas de latrocínio e outras 4 pessoas vítimas de lesão corporal seguida de morte. Com base nestes dados, a taxa mensal de crimes violentos a cada 100 mil habitantes foi de 2.51, número acima da média nacional, que foi de 1,57. A nível nacional foram registrados 3.278 crimes violentos no mês de janeiro.

G1 ouviu o delegado titular da Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH), Thiago Damasceno, e a diretora do curso de direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), a professora Bartira Macedo. Ambos concordam que o tráfico de drogas é o principal responsável pelos homicídios registrados em Goiás ao longo dos últimos anos.

Notícias Relacionadas