Gomide cobra planejamento da Saúde Pública para descentralizar vacinação contra H1N1

O vereador Antônio Gomide cobrou da Secretaria de Saúde um planejamento que vise a descentralização dos lotes das vacinas contra H1N1 para que o processo de vacinação e atendimento da população seja agilizado. “Como o Cais Badia Lopes, que representa uma região importante da cidade, não tem uma sala de vacina para garantir o H1N1 ali?”, questiona o parlamentar.

Segundo o parlamentar é preciso pensar nas pessoas e no conforto delas num momento de grande apreensão. “O Setor Industrial Munir Calixto, como vamos chegar lá com a vacina?”, questiona. O parlamentar citou reportagem do Jornal Nacional, que destacou o Estado de Goiás como uma região de preocupação. “Isto faz com que as pessoas em nossa cidade também estejam preocupadas e correndo atrás da vacina. Vimos na semana passada centenas de pessoas fazendo fila em clínicas particulares atrás do medicamento. Ora, se a vacina chegou, temos de fazer as vacinas chegarem em todas as unidades básicas de saúde. Porque elas já são descentralizadas. Mas é preciso uma força-tarefa. No entanto, o que estamos vendo? Estão colocando em apenas quatro ou cinco unidades e mandando a população ir atrás”, relatou.

Planejamento

Para Gomide, um dos entraves para a realização de um planejamento na área da Saúde é a ausência de um Secretário de Saúde efetivo. “Não adianta simplesmente apostarmos num discurso de planejamento. É preciso que vejamos atitudes para que a Saúde ande de fato”, comentou.

“A primeira atitude é pode definir o secretário de saúde. Estamos passando por um momento em que não temos um titular, mas um interino. Como uma pasta como a da Saúde pode ficar com um interino sem poder prever ações e planejar”, questiona.

Gomide ainda elogiou o trabalho dos servidores que, mesmo sem um planejamento ou orientação prévia do comando da pasta, estão “realizando um grande trabalho”. “São treinados, capacitados e fazem o trabalho com muito amor. Mas precisam de um planejamento”, encerrou.

Notícias Relacionadas