Gomide cobra retomada de projetos sociais de qualificação profissional

O vereador Antônio Gomide (PT) utilizou parte da sua fala no grande expediente da sessão da Câmara nesta terça-feira, 19, para trazer sua preocupação em relação às oportunidades de qualificação profissional em Anápolis que foram diminuídas na cidade. Segundo Gomide, a população está perdendo enquanto os chamados Centros de Formação Profissional estão sem funcionalidade nos bairros.

Enquanto prefeito, Gomide criou três unidades destes espaços nos setores Filostro, Residencial das Flores e Industrial, que ofereciam cerca de 60 cursos através do programa Qualificar que celebrou parcerias com escolas de formação, a exemplo do Senai. “Os centros de formação que eu visitei estão praticamente inexistentes. Apenas dois cursos estão em funcionamento”, lamentou.

Justificando o momento crítico da economia que afeta também a cidade, Gomide cobrou a retomada imediata de programas sociais de qualificação profissional utilizando destes espaços que já estão prontos. “O programa já estava estabelecido e o poder público deveria impulsionar para que esta ação retorne e cumpra a sua função nos bairros”, reivindicou.

Sinal

O Palácio do Planalto ficou em alerta com a dura crítica do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a ministros do governo e ao PMDB. Rodrigo Maia disse que os aliados do governo não podem “ficar levando facada nas costas”. “Se é assim que eles querem tratar um aliado, eu não sei o que é ser adversário”, acrescentou Maia.

Futuro

A Câmara dos Deputados aprovou no início da madrugada da última quinta-feira (21), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição que cria uma cláusula de desempenho para as legendas terem acesso ao fundo partidário já a partir do ano que vem. A PEC também põe fim às coligações, a partir de 2020.

Deu em nada

Acontece que depois de três meses de intensos debates sobre a Reforma Política, a Câmara dos Deputados não conseguiu propor, na prática, nenhuma mudança que possa influenciar o processo eleitoral já em 2018. As mudanças propostas na última semana, especificamente sobre o fim das coligações e sobre a cláusula de desempenho, só servirão para as eleições de 2020 e de 2022. Ou seja, em 2018, nada.

Moro na Mira I

A subprocuradora da República, Aurea Lustosa Pierre, deu parecer favorável para que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) julgue o pedido de suspeição do juiz Sergio Moro apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Moro na Mira II

Entre as queixas apresentadas pela assessoria jurídica de Lula, estavam de “linguagem de certeza da condenação”, “tratamento indevido ao acusado”, imagens extraídas das redes sociais e a publicação de uma foto de Moro ao lado do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Flerte

A aproximação de Alexandre Baldy (ex-Podemos) com João Gomes (PP) deixa de orelha em pé o aliado do deputado federal e secretário municipal Vander Lúcio Barbosa. Isto porque Barbosa conta com Baldy para fazer dobradinha em Anápolis em 2018.

Pode

O STF decidiu autorizar que a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer vá para a apreciação na Câmara. É o parlamento quem autoriza ou não que o presidente se torne réu. Da primeira, a Câmara rejeitou o encaminhamento depois de um cansativo e caro movimento do Planalto através da liberação de verbas a deputados.

Calminho…

Vivendo outro momento em seu inferno político, o presidente Temer tentou dar um ar de serenidade ao processo que segue à Câmara, autorizado pelo STF. Ele classificou o assunto como uma série de “inverdades absolutas”.

Todos juntos

A rede de influências que foi chamada pela Polícia Federal de “Quadrilhão” segue dentro do Governo mesmo com integrantes já tendo sido presos. É o caso de Tadeu Filipelli, ex-assessor de Temer, que ainda mantém a nora atuando dentro do Governo Federal, sob forte influência de Tadeu, que é ex-vice-governador do DF.

Apesar das previsões

A Expoana chegou ao fim de mais uma edição com saldo positivo em número de participantes da festa. Além das atrações referentes ao tema agropecuário, incluindo os rodeios, o ponto alto ficou por conta das apresentações musicais.

Lula lá

Em mais uma rodada de pesquisas, desta vez contratada pela Confederação Nacional dos Transportes, o ex-presidente Lula segue à frente na preferência popular. Assim como em todas as aferições anteriores em que Lula também lidera.

Coincidência?

Assim como nas oportunidades anteriores, no mesmo dia em que uma pesquisa sai com o resultado mostrando Lula em primeiro lugar, uma denúncia é feita ganhando as manchetes de todos os jornais e sites. Tudo no mesmo dia.

Preconceito, não

A OAB se uniu ao Conselho de Psicologia para criticar a tal “cura gay”, que foi concedida em decisão liminar por um juiz que autorizou o tratamento individual de um sujeito que queira “reverter” sua orientação sexual. Desde 1990, a OMS retirou a homossexualidade o rol de “doenças”.

“Acorda, Saneago”

“A solução que foi prometida no início do ano como salvação para o problema da água em Anápolis não deu certo, não está funcionando, então a Saneago precisa acordar”. Assim discursou o vereador Antônio Gomide na última terça-feira (19) sobre a falta de água quem semanalmente se expandindo na cidade, chegando agora a mais de duas dezenas de setores da cidade.

Florido

A Secretaria de Meio Ambiente anuncia projeto paisagístico para realizar o plantio de 10 mil pés de Ipê Amarelo ao longo da Avenida Brasil. O ato que celebra o Dia da Árvore.

Mais dois

Dannianne Marinho foi reconduzido na presidência do Conselho Municipal de Saúde para mais dois anos de mandato. Acompanha Marinho toda a atual diretoria do conselho.

Higiene

O clima esquentou na Câmara Municipal entre os vereadores Domingos Paula (PV) e Mauro Severiano (PSDB). O tucano questionou a “higiene” de Domingos. “O senhor precisa passar cotonete no ouvido porque não está ouvindo bem o que estou falando”, provocou. “Diariamente eu tomo banho e limpo meu ouvido antes de vir para a câmara”, replicou o parlamentar. No fim, ficou tudo bem.

Dia-a-dia na Câmara Municipal

Geli Sanches (PT) solicitou moção de aplauso para o Hospital Evangélico Goiano por ocasião dos 90 anos de funcionando da instituição. Segundo Sanches, “a história do hospital não é só importante para a cidade, mas para Goiás”.

Lélio Alvarenga celebrou a Expoana pela organização e pela “qualidade dos rodeios” e, ainda, o show de Leonardo e Eduardo Costa. Ele, no entanto, reclamou do “palavreado” dito entre as músicas. O nome do show em questão é “Cabaré”.

Antônio Gomide (PT) destacou a mais nova pesquisa encomendada pela CNT na qual, novamente, coloca o ex-presidente Lula na dianteira da preferência popular para as eleições de 2018. “Isto mostra que o povo brasileiro tem memória e sabe reconhecer quem fez pela vida da população”, disse.

Vilma Rodrigues (PSC) homenageou o cirurgião pediátrico Olegário Vidal que, segundo ela, tem destacada atividade humanitária na defesa dos interesses dos mais carentes.

Valdete Fernandes (PDT) comemorou o atendimento da CMTT a um pedido seu em realizar a expansão da linha 087 do transporte coletivo na região que liga o trecho Polocentro-Geovanni Braga.

João da Luz (PHS) apresentou Moção de Apelo pedindo aplicação dos recursos financeiros do Fundo Especial para Infância e Adolescência (FIA). Segundo ele, as verbas estão paradas, em um total de R$ 370 mil, “enquanto os conselhos tutelares passam por dificuldades”

João da Luz pediu agilidade do poder público para que esse dinheiro chegue efetivamente a quem faz o trabalho. Ele falou também da necessidade de um debate futuro sobre o salário dos conselhos tutelares, que hoje ganham R$ 1,8 mil. “São pessoas que trabalham muito, portanto no futuro precisamos rever essa lei, para rever esses valores”, concluiu.

.Teles Júnior (PMN) criticou a sinalização da desativação da Unidade de Nutrição Especializada e Vigilância Alimentar, que funciona na Travessa Olímpio Barbosa de Melo, próxima à Praça das Mães. Segundo Teles, a Saúde Pública poderá sofrer prejuízos com a medida.

Geli Sanches (PT) parabenizou o estudante Gabriel Douglas Araújo, de 14 anos, da Escola Municipal Alfredo Jacomossi, que conquistou a medalha de ouro na prova dos 1000 metros rasos nos Jogos Escolares da Juventude, realizado em Curitiba (PR).

Notícias Relacionadas