Gomide cobra transferência dos detentos da Cadeia Pública para o novo Presídio

O vereador Antônio Gomide (PT) voltou a usar a tribuna da Câmara na última quarta-feira, 11, para chamar a atenção do legislativo para a questão da segurança pública de Anápolis. Desta vez, Gomide cobrou a transferência imediata dos presos da Cadeia Pública para o novo presídio da cidade. Atualmente, a cadeia pública está com mais de 800 presos, enquanto sua capacidade é para 270.

O parlamentar justifica a demanda por conta dos recentes episódios que ocorreram: nos últimos 15 dias, houve a fuga de sete presos em dois dias distintos, a morte de outro presidiário na última terça-feira, 10, e outras duas tentativas. “Nós precisamos fazer esse esforço para que a gente não seja noticia nacional negativa pelo que pode acontecer na cadeia pública de Anápolis por conta dessa situação” defendeu Gomide.

Antônio Gomide propôs que o legislativo tome uma atitude, adotando uma providência documental em relação à imediata transferência dos detentos. Para Gomide, essa é a motivação que a Câmara Municipal pode ter nesse momento de conflito. “É preciso juntar esforços do Ministério Público e do Poder Judiciário, para que Anápolis consiga utilizar daquela área que foi oferecida para que fosse construído o novo presídio. Inclusive, essa matéria passou por essa casa”, disse.

Ausente

Pressionando Marconi por um espaço na chapa governista ao Senado, Wilmar Rocha (PSD) vem dando declarações públicas de que pode deixar a base de Perillo e o Governo. Na última semana, ele foi ausência notada durante visita de Marconi a Goianésia, principal base eleitoral de Rocha, que é secretário de Cidades e Meio Ambiente do Governo de Goiás.

Caos Goiano

Assim como em Anápolis, a superlotação vem causando fugas em Goiás. Em Luziânia – onde também há um presídio estadual com obras atrasadas e paradas – houve uma tentativa de fuga na cadeia municipal que – também – tem o triplo da capacidade de lotação.

Recuo

Depois de receber pressão política na Câmara e por parte de aprovados em concurso que aguardam chamamento, o prefeito Roberto Naves novamente teve de desfazer uma decisão: ele cancelou o edital de credenciamento de profissionais para atuar na Saúde. O procedimento ocuparia as vagas de profissionais já aprovados em concurso.

Para trás

O deputado Daniel Vilela (PMDB) usa os dados do ranking de competitividade do Estados para sentenciar que “Goiás está recuando ao invés de avançar”. Vilela tem visitado bases eleitorais em todo o Estado e evidencia o que considera um “cansaço” do Governo.

Reconhecimento

A vice-presidente da Câmara, Thais Sousa (PSL) homenageou protetores de animais da cidade, por ocasião da celebração do Dia de São Francisco. Na ocasião foi homenageado o veterinário João Paulo Alarcão, assassinado no último domingo (08).

Salvo

Com a decisão do STF por 6 a 5 de que a Suprema Corte brasileira precisa, sim, de aval do Congresso para afastar um deputado ou senador de seu cargo, Aécio Neves – hoje afastado – poderá ter sua situação revista pelos colegas. A votação que decidirá a vida do senador mineiro será na próxima terça-feira (17).

Lembrança

O peso político de Aécio Neves chegou até o STF e foi escancarado pela decisão que praticamente devolve seu mandato: o mesmo colegiado que suspendeu o mandato de Eduardo Cunha, quando presidente da Câmara, agora, se curva diante da pressão do Senado.

Recado

Daniel Vilela praticamente encerrou a dúvida sobre um possível apoio do PMDB ao projeto de Caiado ao Governo. “O senador tem reconhecido publicamente que nas últimas eleições sua vitória aconteceu graças ao apoio do PMDB. Agora, o partido também entende que é chegada a hora do senador retribuir o apoio que recebeu do PMDB. Então, esperamos a retribuição desse apoio também”, afirmou em entrevista.

Estremecida

A prova de que a relação entre Michel Temer e Rodrigo Maia não é das melhores é que o presidente da Câmara ameaça engavetar as votações das MPs que propõem aumento de impostos e corte de despesas do Executivo. Somadas, elas podem chegar a R$ 17 bilhões em receita. Maia alega que as MPs são exageradas e impopulares.

Cadê o $?

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) notificou o MPF e o TCU de Goiás de que parte do dinheiro do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) transferido para o Estado não está na conta do Banco do Brasil aberta pelo governo federal para monitorar os gastos.

Luz

João da Luz (PHS) teve aprovado seu requerimento que solicita da Celg/Enel o comparecimento de um representante da empresa na Câmara a fim de prestar explicações sobre o serviço realizado na cidade.

Dia-a-Dia na Câmara Municipal

Vilma Rodrigues (PSC) homenageou Pedro Olímpio e José Caixeta, presidente e vice-presidente do Sindicato Rural, pela realização da Feira Pecuária de Anápolis deste ano. “Ocorreu com grande organização e sem nenhum problema”, destacou.

Lélio Alvarenga (PSC) e Teles Jr. (PMN), representantes da Igreja Católica e dos Protestantes, debateram neste momento na Câmara Municipal de Anápolis sobre o que é Arte. O tema foi motivado por um concurso de arte financiado pelo Ministério da Cultura.

João da Luz (PHS) alerta para o comportamento da Celg com relação à prestação de serviços na cidade. “Anápolis e Goiás começam a sentir os reflexos do que é a privatização da empresa”, disse. João reclamou sobre a demora nos serviços de religação da energia.

Jakson Charles (PSB), líder do prefeito na Câmara, se disse “apavorado” com a Segurança Pública da cidade. “O sentimento do vereador Jakson é o sentimento da população anapolina. Todos os dias contamos: morreu um, morreu outro”, desabafou.

Lélio Alvarenga fez apelo à secretária de Saúde, Luzia Cordeiro. “Neste mês de Outubro Rosa tivemos mulheres tentando agendar exames e não tiveram sucesso. Quando a gente lança uma campanha, temos de estar preparados, ter os alicerces”, disse. Alvarenga afirmou ter recebido mais de 20 ligações de mulheres que não conseguiram marcar seus exames.

Jean Carlos (PTB) afirma que Roberto Naves não se acovardou e deu início à montagem de uma comissão para analisar o processo de municipalização do serviço de água em Anápolis. “Precisamos do diagnóstico técnico para tomar qualquer decisão”, explicou.

Luiz Lacerda (PT) destacou os diversos homicídios ocorridos em Anápolis no último fim de semana e questionou os aliados do governador Marconi Perillo. “A impressão é que o governador não sabe o que se passa em Anápolis porque quando os aliados dele chegam perto dele só dão parabéns pelo relacionamento dele com a cidade e não fazem a cobrança, não dão o panorama do que está acontecendo em Anápolis”, afirmou.

Elias Ferreira (PSDB) protocolou na Mesa Diretora um pedido junto à Delegacia Geral para promover o retorno da Delegacia de Trânsito em Anápolis. “Pelo menos aos finais de semana porque são muitas as pessoas dirigindo embriagadas em Anápolis”, completou.

Antônio Gomide, em aparte à fala de Ferreira, destacou o fechamento de da 2ª Delegacia de Polícia como “falhas estruturais” para permitir que a Polícia Civil cumpra o seu papel. “Devolvendo a normalidade no serviço, nós teremos a volta da nossa normalidade na cidade”, disse.

Foi criada a Frente Parlamentar de Segurança Pública, que será presidida por Elias Ferreira (PSDB). “Esta frente irá nos permitir conseguir algo no município, no Estado e na União para melhorar o cenário em Anápolis”, discursou.

Elinner Rosa (PMDB) participou de uma palestra na Faculdade Fama sobre os cuidados da mulher em fazer os exames referentes ao Outubro Rosa.

Antônio Gomide (PT) parabenizou professores por ocasião de seu dia e reafirmou que estará junto deles na paralisação agendada para a próxima quinta-feira (19).

Notícias Relacionadas