Gomide cobra transferência imediata dos detentos da Cadeia Pública para o novo Presídio de Anápolis

O vereador Antônio Gomide voltou a usar a tribuna da Câmara na última quarta-feira, 11, para chamar a atenção do legislativo para a questão da segurança pública de Anápolis. Desta vez, Gomide cobrou a transferência imediata dos presos da Cadeia Pública para o novo presídio da cidade. Atualmente, a cadeia pública está com mais de 800 presos, enquanto sua capacidade é para 270.

Segundo o vereador, a cobrança é justificada pelos recentes episódios que ocorreram dentro da cadeia de Anápolis. Só nos últimos 15 dias, houve a fuga de sete presos em dois dias distintos, a morte de outro presidiário na última terça-feira, 10, e outras duas tentativas. “Nós precisamos fazer esse esforço para que a gente não seja noticia nacional negativa pelo que pode acontecer na cadeia pública de Anápolis por conta dessa situação” defendeu Gomide.

Documento

Para tal, o vereador propôs que o legislativo tome uma atitude, adotando uma providência documental em relação à imediata transferência dos detentos. Para Gomide, essa é a motivação que a Câmara Municipal pode ter nesse momento de conflito. “É preciso juntar esforços do Ministério Público e do Poder Judiciário, para que Anápolis consiga utilizar daquela área que foi oferecida para que fosse construído o novo presídio. Inclusive, essa matéria passou por essa casa”, disse.

Gomide pediu a elaboração dessa providência o quanto antes. “O que estamos aguardando? Explodir a cadeia pública? Sermos noticia por conta de um motim? Por conta da morte de 20, 30? Porque a cadeia pegou fogo? Ou porque fugiram 40, 50?”, questionou.

O vereador ainda disse que a medida é viável por conta da transferência de presidiários forasteiros para o novo presídio que ficaram na cidade por quase seis meses. “Se servia para mais de 500 presos de outra cidade, por que não para Anápolis?”, concluiu o vereador.

“Foge dali quem quer”, complementa Luiz Lacerda

Utilizando um aparte, o vereador Luiz Lacerda (PT) defendeu que a sugestão de Gomide é, segundo Lacerda, perfeitamente cabível. “Por pior condições que esteja esse novo presídio, as ocupações não podem estar piores do que as do Recanto do Sol. Foge dali quam quer e isso é reconhecido pelas autoridades”, afirmou.

Vereador Luiz Lacerda também é de acordo com a cobrança de Gomide

Lacerda ainda comentou a morosidade para a conclusão do novo presídio. “Se for esperar pela reforma, baseado no que eu ouvi o governador dizer, ela (a reforma) não vai sair não. Ele vai sair do cargo e não vai sair a reforma do presídio”, emendou.

Gomide concluiu sua fala também alegando sobre as condições atuais do novo presídio. “Por mais que o novo presídio tenha sido depredado pelos presos de Aparecida que ali permaneceram por meses, o prédio não garantiu condições necessárias para que eles pudessem ficar acolhidos no município encarcerados e com segurança até o último dia em que eles ficaram aqui?”, questionou.  E finalizou. “No mínimo o prédio está do mesmo jeito de quando eles voltaram para Aparecida. Se comportava naquele momento, por que, mesmo sem a reforma, o prédio não pode atender Anápolis? A transferência imediata é no mínimo razoável”.

Notícias Relacionadas