Inaugurada há quase quatro meses, ampliação do Huana ainda não entrou em funcionamento

Quase quatro meses depois da inauguração, a ampliação do Hospital de Urgências de Anápolis ainda não atende à população. A informação de que a obra havia sido inaugurada sem que estivesse pronta para atender aos casos de urgência e emergência de Anápolis e região havia sido publicada por A Voz de Anápolis com exclusividade quando o empreendimento foi entregue à comunidade.

À época da inauguração, no início de abril, a diretora da Fundação de Assistência Social de Anápolis – FASA, irmã Rita, informou que seriam necessários mais 45 dias para que a ampliação começasse a atender “parcialmente” à população, o que não se concretizou até o presente, quase quatro meses depois. Por meio da sua assessoria de imprensa, o Huana apresentou suas explicações.

“O HUANA informa que que está em processo de contratação de pessoal para seu funcionamento, que será em breve. As especialidades e atendimento do HUANA serão as mesmas, nosso perfil é de urgência e emergência, principalmente traumas. Informamos que nossa área de abrangência é de 3 milhões de pessoas aproximadamente, das regiões Pirineus, Vale do São Patrício, Serra da Mesa e Norte Goiano”, informou a unidade de saúde.

De acordo com dados de abril deste ano, o Huana atente a aproximadamente 1500 pessoas por dia, de regiões como os Pirineus e Vale do São Patrício. Quando começar a funcionar a área ampliada, o Hospital deverá elevar esse número para aproximadamente 3000 pessoas por dia. No ano passado, a unidade atendeu a 59 municípios goianos e cinco estados brasileiros, além de Goiás. A Santa Casa, também mantida pela Fasa, atendeu 147 municípios. Em 12 anos de existência, mais de meio milhão de pessoas passaram por atendimento no Huana. E a Santa Casa, somente no ano passado, atendeu a quase 500 mil pessoas.

Notícias Relacionadas