Lula amplia série histórica na liderança e já é o menos rejeitado entre pré-candidatos

Lula atingiu um novo recorde na série história da pesquisa Ipsos-Estadão, divulgada na última semana. O ex-presidente chegou a 45% das intenções de voto, enquanto seus principais adversários, Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin, tiveram recuo. Este dezembro marca o sexto mês consecutivo em que Lula mantém a liderança. Outra alteração verificada é quanto à desaprovação.

Mesmo ainda maior que a aprovação (54%), o índice vem sofrendo quedas e recuou 14 pontos percentuais desde junho, quando o Ipsos começou a realizar as aferições. Em junho, Lula era “um pouco” ou “totalmente” aprovado por 28% dos entrevistados. Nos levantamentos seguintes, o índice percentual passou para 29, 32, 40, 41, 43 e, agora, 45 pontos.

Geraldo Alkmin aparece na pesquisa com 19% de aprovação e 72% de desaprovação. Já Bolsonaro é aprovado por 21% e reprovado por 62%. Marina Silva tem 28% contra 62%.

Para o presidente do Ipsos, a elevação dos índices do ex-presidente se dá pela falências dos programas sociais do atual governo. Danilo Cersosimo afirma que Lula é bastante associado “a causas sociais, e essa associação é relevante em um momento de degradação do emprego, da economia e dos programas de assistencialismo”.

Medo

Não está escrito em lugar nenhum, mas pode ser visto por todos: pela primeira vez em sua história, Anápolis terá um Natal sem vermelho. Não bastasse a perseguição no início do ano, quando servidores técnicos foram desligados por suas preferências políticas, agora 2017 se encerra com o prefeito Roberto Naves inaugurando um Natal sem a principal cor: a da roupa do Papai Noel.

IPVA

A 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual determinou que dívidas de IPVA não podem gerar a apreensão de veículos, como vem acontecendo nas famosas – e temidas – blitzen de arrecadação – nas cidades goianas. O despacho atende a um pedido da OAB-GO.

Prejú

Marconi Perillo admitiu que Goiás fechará o ano com as contas no vermelho, com um déficit de R$ 1,96 bilhão. O anúncio foi feito durante evento em Brasília na presença do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Enquanto isso, o programa “Goiás na Frente” anuncia milhões e milhões em ano pré- eleitoral.

Pé de ouvido

Daniel Vilela tem corrido por fora na missão de ganhar a preferência de Iris Rezende dentro do PMDB. Iris é um dos que tendem a defender a aliança do PMDB com Caiado. Nos últimos dias, ambos têm participado de diversos eventos nos quais sempre ficam sentados juntos.

Cresceu

A pesquisa Serpes, que coloca Daniel Vilela em segundo lugar nas pesquisas com 12,8%, abriu as portas do jovem deputado no diálogo com os grandes caciques do partido que, agora, começam a se animar com a disputa tendo Vilela como nome principal.

Temor

Além da resistência dos deputados quanto a votação – e possível aprovação – dos pedágios nas sete rodovias goianas previstas em projeto, outra medida proposta pelo Governo arrepia a Assembleia às vésperas de eleição: a troca de placas dos carros por uma com um “padrão Mercosul”. A atualização sai cara.

Boa Notícia

O Estado de Goiás conseguiu zerar a fila de transplantes de córnea no último mês. O HGG comemora outro feito: a “exportação” de fígados. Foram 36 enviados para transplantes para outros Estados. Agora, a unidade quer se credenciar para ela mesma ser habilitada a realizar os transplantes.

Novos ares

Ex-deputado e ex-braço forte de Michel Temer, Sandro Mabel já havia anunciado a saída da vida política eleitoral, mas agora quer disputar outro mandato: o de presidente da FIEG. Ele é um dos citados na Lavajato como integrante do “Quadrilhão” do PMDB. André Rocha é o mais cotado para vencer.

Velinhas

O jornal ainda comemora um feito: com esta edição de número 098, a publicação completa dois anos de circulação na cidade, com a missão de ser o que é: a caixa de ressonância da voz do povo anapolino. E, não por acaso, a reportagem especial desta edição, é uma mega enquete com mais de 30 pessoas opinando e tendo suas falas reproduzidas fielmente.

Fecha, não

​Antônio Gomide está correndo abaixo-assinado com os moradores da região da Jaiara contra o fechamento da agência e Posto Avançado de Atendimento dos Correios daquele setor. Uma reunião deve acontecer nos próximos dias para pressionar a empresa a rever a decisão. “A Jaiara é uma verdadeira cidade e aquela agência facilita a vida das pessoas”, comentou.

Saneago

Denúncia feita por empresários sobre a cobrança de contrapartida da Saneago para fornecer a chamada AVTO virou peça processual no Ministério Público. O órgão quer a investigação e o pedido de ressarcimento pela empresa. Entre os pagamentos feitos por um empresário, estaria a bomba usada para a transposição do Rio Capivari para o Ribeirão Piancó, obra que atrasou mais de três meses.

Lembrança

O ano termina sem que a Lei do Bolsa-Atleta, aquela que ajuda financeiramente talentos esportivos da cidade em competições, seja cumprida. Apesar de lei municipal, passou batida em 2017. Fica a esperança para o ano seguinte.

Pesado

A manutenção do nome de José Eliton tem exigido mais força que o esperado de Marconi Perillo. Para seguir com a sua base coesa, terá de gastar muito mais em saliva, compromissos e reuniões com diversos partidos que não veem Eliton como a opção mais segura.

Pela beirada

As homenagens feitas por Daniel Vilela ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende, além de arrancar lágrimas do decano, também podem servir para aproximá-lo do projeto do deputado federal ao Governo. “Só eles podem homenagear Iris, o Caiado vai homenagear é a ele mesmo” comparou um deputado peemedebista.

Detran

Uma batida policial fechou o Ciretran de Anápolis na última quinta-feira (21). Os policiais levaram presos de lá de dentro da autarquia servidores envolvidos em transferência irregulares de veículos. Também foi preso um despachante envolvido no rolo.

Versões

Correu na internet um vídeo de julho deste ano em que o deputado federal Paulo Maluf entra em uma Ferrari para dar uma volta. Um dos populares comenta, “é comprada com dinheiro honesto”, para riso de todos. Ao final do vídeo vê-se a imagem de Maluf na última quarta-feira (20) se entregando à Polícia Federal, sendo praticamente carregando, alegando estar muito doente para a prisão.

Só piora

Cassado por irregularidades cometidas na campanha, o ex-governador do Amazonas, José Melo (PROS) foi preso na última semana por suspeita de cometer desvios em licitações na Saúde do Estado.

Da vez

Anthony Garotinho é o mais novo beneficiado pelas interpretações do Ministro Gilmar Mendes. Depois de soltar a ex-primeira-dama Adriana Ancelmo (mulher de Sérgio Cabral), agora Mendes livra o ex-governador da cadeia.

Descanso

A Voz de Anápolis entra em recesso para as festas de Natal e Ano Novo e retorna sua circulação nas bancas a partir da segunda semana de janeiro. No entanto, as edições eletrônicas podem ser conferidas com atualizações diárias no site www.avozdeanapolis.com.br

Parque sem estacionamento

Um espaço para estacionamento há décadas deixou de ser um espaço vago ou um luxo. Do contrário, em cidades com frota crescente, trata-se de uma demanda necessária uma vez que em grandes aglomerações, há sempre uma disputa por vagas para carros e motos. Mas esta não parece ser a visão da gestão municipal que cedeu a área de estacionamento do local de maior aglomeração da cidade, o Parque Ipiranga, para servir de instalação para um parque de diversões.

Chamou a ação de “Anápolis com Diversão”. Acontece que a diversão tem preço e não é barato. Como se trata de um parque particular, há cobrança de ingressos para o uso da criança no valor de R$ 6 por brinquedo. Além de usar o espaço público específico para fins comerciais, inverte-se a lógica onde o privado supera os interesses do coletivo

Notícias Relacionadas