Novo presídio de Anápolis irá receber primeiros presos, provenientes de Caldas Novas

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou que nesta terça-feira (13) foi realizada a transferência de onze presos que estavam na unidade prisional de Caldas Novas. Alguns destes serão os primeiros detentos a ocuparem o novo presídio de Anápolis desde a inauguração da unidade, em fevereiro.

“Eles foram levados para os presídios estaduais de Anápolis e Formosa. Um detento do presídio de Pires do Rio também foi recambiado”, informou a DGAP em nota. Posteriormente, a DGAP enviou um comunicado de correção informando que a transferência não será hoje (veja nota ao final do texto).

O superintendente de Segurança Penitenciária da DGAP, Jonathan Marques, afirmou que os presos transferidos exerciam liderança negativa no local e foram identificados pelos serviços de inteligência policial como integrantes de facções criminosas que atuam dentro dos presídios.

“Os presos foram divididos em dois grupos de seis e encaminhados para os presídios de segurança máxima localizados em Anápolis e Formosa”, citou, antes do comunicado de correção.

A transferência faz parte do plano de reestruturação implantado pela DGAP, que tem entre seus objetivos a separação de presos conforme o comportamento e periculosidade. Os presídios estaduais foram destinados para essas vagas.

Revista

Antes do procedimento de transferência dos presos, a unidade prisional de Caldas Novas passou por um processo de revista na manhã desta terça-feira. A inspeção foi realizada por agentes da unidade, pelo Grupo de Operações Penitenciarias (Gope), com participação da área de inteligência da DGAP e apoio da Polícia Militar.

Na revista foram encontrados 24 aparelhos de telefone celular, 62 carregadores, 25 armas artesanais, seis baterias de celular, chips telefônicos, uma porção de drogas, além de um caderno com anotações relacionadas a presos.

Confira a relação de presos transferidos:

  1. João Marcos Rabelo
  2. Rayniker Rabelo da Silva
  3. Dhonatan Brayan Rocha Barbalho
  4. Dinarte Vinicius da Silva
  5. Rodrigo Herney Garcia
  6. Harlen Tavares Ferreira
  7. Romulo de Souza Alencar
  8. Pablo Garcia Rosa
  9. Jefferson Nunes da Silva
  10. José de Arimateia Pereira
  11. Lucas Euripedes dos Santos
  12. Joel Júnio Ramos Rodrigues (Pires do Rio)

Ainda nesta terça-feira, a Diretoria Geral de Administração Penitenciária corrigiu a informação de que a transferência para Anápolis e Formosa tinha ocorrido hoje. Confira a nota na íntegra.

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) esclarece que os presos retirados da unidade prisional de Caldas Novas, nesta terça-feira (13/3), se encontram, ainda, no Núcleo de Custódia no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.
Os presos destinados para o presídio de Formosa serão transferidos ainda nesta quarta-feira (13/3).
Já os presos que vão cumprir pena em Anápolis devem seguir para a unidade estadual na próxima semana.

Notícias Relacionadas