O poder de transformação das mídias sociais

Lorena Monturil

Num mundo em que verdades e tecnologias absolutas mudam com rapidez os desafios de comunicação instantânea se multiplicam também de forma exponencial. Neste contexto as redes sociais colocaram a humanidade como refém de modismos, verbalizações agressivas, exposição ilimitada e informações nem sempre confiáveis, entre outros. Nunca uma frase de efeito se comprovou tão real como a do pai da “Pop Art”, Andy Wahrol, que afirmou certa vez: “No futuro todos serão famosos por quinze minutos!”.

De fato, ele antecipou em mais de quarenta anos que a produção cultural e suas formas de arte seriam distribuídasde forma massiva. Talvez, como única objeção, devamos atentar numa visão conservadora, a qual Andy detestava que muito lixo está sendo jogado em nossas mentes. Por outro lado, nunca na história humana a informação e a comunicação foram tão acessíveis para os que fazem bom uso delas.

As mídias sociais exemplificam bem o que estamos falando. Na primeira delas todos puderam de uma hora para outra compartilhar experiências, reencontrar, fazer e desfazer amigos, reviver amores, se casar/descasar, contar e exibir detalhes do seu cotidiano como numa revista eletrônica sem limites e que pode ser atualizada a cada minuto. No outro extremo, e pegando embalo no anterior, as mídias tradicionais tiveram de se adaptar, integrar e interagirno novo meio de comunicação.

O cliente se tornou alvo mais fácil, ao alcance de um clique, pensaram os marqueteiros de plantão! Verdade relativa, como relativas estão se tornando as maneiras de comprar, com cada vez mais gente partindo para opções nem sempre usuais. De repente os gurus/guris de mídia se tornaram os youtubers, formadores de opinião com milhões de seguidores e também na conta bancária.

O novo desafio se tornou então colocá-los como porta vozes das indústrias para provocarem e direcionarem o consumo às suas áreas de interesse, seja de uma propaganda de margarina ou o lançamento de carro, mas com nova linguagem, na qual um segundo parece uma eternidade para quem roda o mundo sem sair de casa bastando apenas um clique ou, desculpem a força de expressão, uma “dedada”. De fato, o indicador passou a ser a mola mestra do mundo!

Lorena Monturil é jornalista e assessora de comunicação

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