“O servidor é a alma da Prefeitura e vemos a gestão tirar o estímulo dos trabalhadores”, afirma Gomide

Em um dia de nova manifestação por parte dos servidores públicos municipais na porta da Prefeitura de Anápolis, o tema da valorização dos trabalhadores se tornou novamente um assunto recorrente na sessão desta terça-feira (20) na sessão da Câmara Municipal.

O vereador Antônio Gomide discursou em defesa dos trabalhadores da Prefeitura de Anápolis que, segundo destacou, não estão protestando em busca de melhores salários. “Eles estão indo às ruas chamando a população para a questão simplesmente para que a lei seja cumprida. Eles não querem luxo, só querem o cumprimento da lei”, explica Gomide.

A lei em questão é quanto à titulação dos servidores, que prevê a valorização salarial a todos os trabalhadores que busquem a otimização de seus currículos, através de cursos de pós-graduações, como mestrado, doutorado e etc.

“A manifestação dos servidores públicos municipais é para serem ouvidos e que pelo menos a lei seja cumprida. Eles pedem que o prefeito não mude a lei que retira a titulação dos servidores. É a lei que estimula o servidor a se qualificar para prestar um atendimento de melhor qualidade”, avaliou o parlamentar.

“Apesar de ter uma lei que determina o pagamento da titulação, em 2017 e neste ano de 2018, esta lei não foi cumprida”, reforça Antônio Gomide, que destaca que, em outras áreas também houve descumprimento de leis. “No Esporte, há a lei do Bolsa Atleta que – mesmo sendo lei – não vem sendo cumprida e a bolsa não está sendo paga. Não foi em 2017 e nem está sendo agora em 2018”, completou.

Gomide diz que a justificativa de Roberto Naves (PTB) em não pagar o direito dos trabalhadores é “esfarrapada”. “Prefeito não deu conta nem mesmo de pagar o piso para os professores. No ano que vem quando tivermos o aumento dos professores em janeiro, como vai ser? Com base em qual piso? Já que haverá outro problema”, alerta Gomide.

O vereador enumerou a série de perdas de direitos que o servidor anapolino vem sofrendo com a Gestão Naves. “Estamos vendo os servidores perderem seus direitos ao longo desta gestão, vimos perderem em direitos envolvendo férias, 13º salário, em reajustes e, agora, na titulação”, elencou.

 

 

Apartes

Para a vereadora Geli Sanches, a lei que prevê a titulação foi feita estudada em todos os aspectos, inclusive seu impacto. “O projeto de titulação foi estudado por mais de dois anos antes de se tornar lei. Sabemos o quanto é fundamental para o trabalhador o aprimoramento e o reconhecimento deste aperfeiçoamento”, defendeu.

Já Luiz Lacerda, as ações do prefeito criam uma agenda de desvalorização do servidor da cidade. “Gestão de Anápolis criou uma pauta de desvalorização do servidor e não podemos permitir isso porque o resultado final é um atendimento ruim à população”, afirmou.

Lélio Alvarenga também se manifestou em nome do reconhecimento do trabalho dos servidores. “O salário do trabalhador é sagrado e a titulação é uma forma de valorização dos servidores”, completou.

Notícias Relacionadas