Objeto histórico, Urna do Centenário é guardada na sala do prefeito

Inexplicavelmente, a Urna do Centenário de Anápolis foi colocada no gabinete do prefeito Roberto Naves, com acesso apenas a ele e alguns poucos visitantes. O objeto havia sido enterrado na Praça do Ancião em 2007 durante as comemorações do centenário da cidade.

Em junho, o monumento onde a urna estava instalada foi destruído após um acidente. Aproximadamente uma semana depois do fato, a Prefeitura enviou funcionários ao local para que uma providência fosse tomada. O que ninguém esperava é que a Urna do Centenário fosse transferida para a sala do prefeito.

“A urna está guardada no gabinete do prefeito e o pessoal do Proana (Programa do Crescimento de Anápolis) já está arrumando o projeto para a gente fazer um novo modelo de armazenamento desta urna”, explicou o secretário de Cultura, Erivelson Borges Filho.

Patrimônio histórico de Anápolis, a urna era visitada pela população e se tornou uma atração cultural para estudantes, historiadores e demais interessados na história do município. “Este cimento, por causa do acidente, acabou quebrando e está se fazendo um novo projeto”, repetiu Erivelson Borges.

O que intriga é o tempo indeterminado para que uma nova estrutura de armazenamento do objeto seja construída. O secretário Borges mencionou que esta ação será feita “o mais rápido possível”. “Ela está em um lugar restrito. Ninguém tem acesso a ela”, disse ainda.

No lugar da urna e do monumento dedicado a centenário, restou somente um canteiro arborizado e gramado, um banco e alguns arbustos. Nada que faça referência à história, cultura e desenvolvimento de Anápolis.

Notícias Relacionadas