Para cumprir piso nacional, prefeito Roberto Naves deverá aumentar em 6,81% salário dos professores da rede municipal em janeiro

O reajuste do piso salarial dos professores para 2018, assunto que promete comandar a pauta do executivo em janeiro, foi acertado hoje pelo Ministério da Educação. O índice será de 6,81% e foi confirmado nesta quinta-feira, 28, pelo Governo Federal, elevando o salário inicial dos professores de R$ 2.298,80 para R$ 2.455,35 para uma jornada de 40 horas semanais.

O índice, anunciado pelo Ministério da Educação, é 4,01% acima da inflação prevista para este ano, que é de 2,8%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), divulgado na última semana pelo Banco Central (BC). Com isso, o piso nacional do magistério tem um ganho real de 3,90%.

A presidente do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino, Márcia Abdala, disse ao Portal A Voz de Anápolis que o índice é um pouco superior ao que havia se cogitado, confirmando que o reajuste será a grande pauta de discussão em janeiro do Sindicato com o prefeito. “Ele já tem ciência disso e a nossa expectativa e que o reajuste seja honrado integralmente em janeiro”, afirmou.

Método

O reajuste anunciado segue os termos do art. 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que estabelece a atualização anual do piso nacional do magistério, sempre a partir de janeiro.

O critério adotado para o reajuste, desde 2009, tem como referência o índice de crescimento do valor mínimo por aluno ao ano do Fundeb, que toma como base o último valor mínimo nacional por aluno (vigente no exercício que finda) em relação ao penúltimo exercício. No caso do reajuste deste ano, é considerado o crescimento do valor mínimo do Fundeb de 2016 em relação a 2015.

Notícias Relacionadas