Passe Livre Estudantil para Anápolis é aprovado na Alego

Agora, o projeto retorna para o gabinete da governadoria para ser sancionado através de lei estadual

Foi aprovado na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Goiás – Alego – desta terça-feira, 21, projeto de lei que institui o programa Passe Livre Estudantil (PLE) para Anápolis. A ampliação do programa, que até o momento só contempla a Região Metropolitana de Goiânia, beneficiará 15 mil novos estudantes na cidade. Agora, o projeto retorna para o gabinete da governadoria para ser sancionado através de lei estadual.

A escolha do município deu-se pelo fato de a cidade já possui programa que concede aos estudantes meia gratuidade no uso do transporte coletivo urbano, o que diminui o impacto financeiro para o Estado. A despesa corrente da ampliação do programa está prevista em R$ 9 milhões para o exercício de 2017 e de R$ 10,5 milhões para o exercício de 2018.

Quando for colocado em prática efetivamente, cada estudante terá direito a uma quantidade de 46 passes mensais, que representam 23 viagens contando o trajeto de ida e volta. Estudantes de pós-graduação também terão direito ao benefício.

A seleção dos 15 mil contemplados virá através de cadastramento e seleção, pois o número de estudantes que utilizam do transporte coletivo em Anápolis passa dos 30 mil. Ainda não há expectativa para que este processo inicie.

Notícias Relacionadas