Polícia Civil faz operação para prender golpistas que vendiam carros na OLX

A Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores, deflagrou nesta manhã a “Operação Scammers” que visa prender grupos de golpistas virtuais que estariam vendendo veículos através de e-commerce, como sites de vendas e portais afins.

Foram presas quatro pessoas acusadas de formação de associação criminosa especializada em aplicar golpes envolvendo veículos automotores. De acordo com informações do delegado Álvaro Cássio, o grupo é formado por jovens de classe média.

O golpe consistia em vender veículos roubados pelo site OLX. Os 50 policiais envolvidos na operação estão cumprindo mandados em Caldas Novas e em Goiânia. As investigações apontam para mais de 50 pessoas vitimadas pelo grupo. A investigação foi conduzida pelo delegado Paulo Ludovico e equipe.

Nome

A origem do termo que dá nome à operação vem de uma expressão bastante difundida no comércio eletrônico. De origem inglesa, Scammer é quem prática o crime de enganar, dar golpe, quase sempre atrelado à venda de produtos em condições irregulares – no caso de carros roubados ou com impedimento de comércio, mas com alguma adulteração – ou mesmo a oferta de produtos que não existem.

Notícias Relacionadas