Polícia do Rio prende ex-PM já citado no caso Marielle Franco

Da Folha

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu na manhã desta terça-feira (24) um ex-PM apontado por uma testemunha como um dos suspeitos de estarem no carro usado pelos assassinos da vereadora Marielle Franco (PSOL) e seu motorista, Anderson Gomes, em março passado.

O PM reformado Alan Nogueira nega envolvimento no crime, segundo informou sua defesa. Conhecido como Cachorro Louco, ele foi detido por volta das 6h, em sua casa, em Olaria, zona norte carioca. Um Honda Civic branco dele foi apreendido no local.

Citado no caso Marielle, Nogueira foi preso por outro caso, segundo informou reportagem do jornal “O Globo”. Ele é acusado de participar dos homicídios de um PM e um ex-PM em Guapimirim, na Baixada Fluminense, em fevereiro de 2017, a mando de Orlando Oliveira de Araújo, chefe de uma quadrilha de milicianos. Ainda de acordo com a publicação, a informação sobre o envolvimento de Nogueira no crime partiu do mesmo delator que apontou que ele estava no carro dos assassinos da vereadora.

No início de maio, essa testemunha disse à polícia ter presenciado conversas entre o vereador Marcelo Siciliano (PHS) e Araújo nas quais supostamente teriam discutido o assassinato de Marielle. Ambos negam qualquer envolvimento no crime.

À polícia o delator narrou que as conversas sobre a morte da vereadora teriam começado em junho do ano passado depois de ela ter passado a promover ações comunitárias em bairros da zona oeste —os quais, embora controlados por traficantes, seriam de interesse da milícia. Segundo a testemunha, após a morte de Marielle, pelo menos dois outros assassinatos foram cometidos como “queima de arquivo”.

O crime

No dia do assassinato, Marielle participava de um encontro de mulheres negras na Casa das Pretas, espaço na Lapa, região central do Rio. Imagens de câmeras de segurança mostram que dois carros estacionaram na rua. Quando Marielle saiu da casa e o carro onde estava deu partida, os dois carros trocaram sinais de alerta e a seguiram.

Notícias Relacionadas