Prefeito elogia Saneago, celebra obra, mas vereadores da base desconfiam que ação irá por fim a falta de água

Com cinco meses de atraso desde a sua previsão inicial, a obra da transposição das águas do Rio Capivari para o Piancó, que segundo a Saneago irá resolver o problema da captação da água para abastecer a cidade, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (19).

Em um evento disputado por políticos ligados ao Governo de Goiás e que são pré-candidatos nas eleições de outubro, a agenda foi marcada por discursos de esperança de que a intervenção de engenharia irá findar um dos mais graves e históricos problemas de Anápolis: a falta de água em período de estiagem. Mais de 60 bairros noticiaram falta de abastecimento nos meses de agosto a outubro de 2017.

Mas a ideia de que a obra é definitiva está longe de ser um consenso. Enquanto o prefeito Roberto Naves (PTB), que prometeu municipalizar a água durante a campanha, comemorava a obra, enaltecendo a ação de José Eliton e Marconi Perillo, os vereadores da base do prefeito vão na direção contrária e veem com pouca esperança que a obra seja uma solução.

“Anápolis poderá voltar a crescer com esta obra. A população poderá dobrar que não verá mais falta d’água”, disse Naves. O prefeito parabenizou a Saneago e enterrou o próprio discurso de campanha. “Parabéns à Saneago: ninguém nunca quis tirar vocês daqui”, arrematou.

Desconfiança

No entanto, enquanto o evento acontecia, a sessão plenária da Câmara Municipal trazia uma leitura diferente sobre a intervenção promovida pela Saneago. “Ainda vai faltar água em Anápolis, mas não daquela forma”, admitiu Domingos Paula (PV) ao comemorar o “pulso firme desta administração” por ter participado da inauguração da obra de transposição dos córregos da Saneago.

Um dos presentes no evento, Leandro Ribeiro, do PTB, assumiu um tom de comodismo com o cenário: “Não é o suficiente, precisa de mais investimentos, mas é o que tem para hoje”.  Leandro Ribeiro é primeiro secretário na Câmara e, recentemente, foi cotado para ocupar uma secretaria do Governo Marconi Perillo.

Também do PTB, Jean Carlos (PTB) também vê com desconfiança de que a obra inaugurada pela Saneago de transposição de córregos irá por fim ao problema de falta de água na cidade. Para o líder do PTB, a obra é emergencial e não definitiva.

Presidente da Câmara, Amilton Filho representou a Câmara no evento. Ao chegar, ainda a tempo de se manifestar na sessão, ponderou: “A obra marca o início da solução do problema”.

Notícias Relacionadas