Prefeitura precisa de R$ 47 milhões para finalizar obras de infraestrutura

Dos grandes projetos à espera de conclusão na cidade, o novo prédio da Câmara Municipal é o mais complicado e o único que não tem data prevista de retomada e sequer de entrega: viadutos são prometidos ainda para 2017 e o Parque da Jaiara, até o final de março

 Paulo Roberto Belém

Após realizar um levantamento sobre a situação das obras de responsabilidade do Governo de Goiás, incluindo os investimentos necessários para sua conclusão e o tempo demandado para a entrega, chega, agora, a vez de acompanhar da mesma forma os projetos que estão sob a execução da Prefeitura de Anápolis.

Há diversas obras de pequeno e médio porte que estão em diferentes estágios. São Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), postos de saúde e inúmeras obras de infraestrutura que foram deixadas em andamento pelo governo anterior e que agora deverão ser retomadas. No entanto, o que chama a atenção são as grandes obras. Entre elas, três destaques: o Parque da Jaiara, na região Norte da cidade, o novo prédio da Câmara Municipal e os dois viadutos na Avenida Brasil, sobre as avenidas Barão do Rio Branco, Goiás e o outro sobre a rua Amazílio Lino.

Os projetos encontram-se em diferentes estágios e condições para retomada. Algumas, como o Parque da Jaiara, estão praticamente finalizadas, de acordo com as informações oficiais, faltando apenas detalhes para sua inauguração oficial. O espaço já é utilizado desde outubro pelos moradores da região, ainda que faltem intervenções importantes como a iluminação.

Já o projeto da Câmara Municipal é o que apresenta um desafio maior. Paralisada, a obra está em um imbróglio envolvendo a empresa responsável pela execução e tornou-se alvo de uma série de críticas quanto à elaboração do projeto. É a única que não tem previsão de retomada e nem mesmo de entrega.

Por fim, os viadutos que integram o Plano de Mobilidade estão em fase avançada e somente foram paralisados por conta de uma divergência dos mapas subterrâneos da canalização das adutoras da Saneago. Será preciso realizar uma alteração no projeto que não foi prevista quando da sua elaboração, o que irá representar mais investimento e maior tempo dedicado para a sua conclusão.

Acompanhe o resumo das obras e o estágio de suas execuções. As informações detalhadas de cada um dos projetos foram especificadas pelo Secretário de Desenvolvimento Urbano, Vinicius de Souza.

Câmara Municipal de Anápolis

O novo prédio que vai abrigar o legislativo anapolino já deveria estar pronto. No entanto, problemas estruturais interromperam o ritmo das obras. Agravou-se ainda no cenário o desentendimento da empresa responsável pela execução e o Governo Municipal.

Segundo o secretário, a nova Câmara é a obra que apresenta maior preocupação, pois é a que, de fato, está paralisada. Ele disse que está sendo feita uma auditoria de tudo que foi feito e após este processo ser concluído, novos projetos serão elaborados.

“Nesse primeiro semestre, ela não será reiniciada, pois precisamos de pelo menos R$ 3 milhões em caixa para isso”, justificou. Uma quantia de R$ 150 mil por mês, inclusive, está sendo poupada por Câmara e Prefeitura para reiniciar as obras.

Início da obra: 2014

Estágio da obra: 36%

Restante a ser investido: R$ 10 milhões

Previsão de entrega: Sem previsão de entrega

 Obras de Mobilidade – Viadutos

Lançado como o maior investimento já realizado na História de Anápolis em infraestrutura, as Obras de Mobilidade têm seu ponto alto na concepção de dois grandes viadutos ao longo da Avenida Brasil. A promessa é que estas ações criem mais segurança, fluidez e organização no trânsito da região central, principalmente no sentido Norte-Sul. Além desta obra, o projeto completo do plano compreende a construção de corredores exclusivos e preferenciais para o transporte público, revitalização de ruas, calçadas, entre outras intervenções.

De acordo com o secretário, este pacote de obras não foi interrompido. “As pessoas, talvez, pensam que só os viadutos fazem parte destas obras, mas não. Neste momento, inclusive, estamos trabalhando para iniciar a construção da terceira faixa em toda a Avenida Brasil Norte”, destacou.

A principal novidade quanto às obras dos viadutos é que a Saneago autorizou, ainda no meio da semana, o desvio das adutoras que paralisaram o fluxo de intervenções nos dois viadutos. “A partir das próximas semanas, a população vai enxergar um maior ritmo de obras nos viadutos, especificamente”, assegurou.

Início da obra: 2015

Estágio das obras: 56%

Restante a ser investido: R$ 33 milhões (em todo o plano de mobilidade)

Previsão de entrega: Março de 2017

Parque da Jaiara

O projeto do quarto parque ambiental de Anápolis tem como principais objetivos garantir a preservação de mais um manancial da cidade e, ainda, criar um ambiente de lazer e convivência na região da Jaiara. Os bairros do que é chamado de “a grande Jaiara” têm população que passa da casa das 100 mil pessoas, quase um terço da população de Anápolis. O parque estava previsto para ser entregue ainda em 2016, mas incidentes chuvas atrasaram a inauguração.

O secretário Vinicius Souza disse que, entre as obras em andamento, o Parque da Jaiara é a menos complicada e a que será entregue primeiro. “Naquele parque não estão sendo empregados recursos do município. Ele foi feito através de um TAC com a iniciativa privada e a Prefeitura só tem a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento do contrato pela empreiteira. Mesmo assim, sempre socorremos com ajustes da infraestrutura da região”, afirmou o secretário.

Início da obra: 2015

Estágio da obra: 80%

Restante a ser investido: R$ 200 mil (a serem aplicados pela iniciativa privada)

Previsão de entrega: Março de 2017

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