Realizado em todo o Brasil, Dia “D” de vacinação contra a gripe não acontece em Anápolis

Este sábado (12) é o “Dia D” de mobilização contra a gripe em todo o Brasil, data em que todos os postos de saúde do país estariam abertos para a vacinar o público-alvo contra o vírus influenza, que causa a gripe e pode levar a uma infecção respiratória grave.

Já em Anápolis, o “Dia D” não aconteceu. O portal A Voz de Anápolis percorreu neste sábado (12) a região oeste da cidade, uma das maiores, para acompanhar se as unidades de saúde estavam abertas pela data que tem o objetivo de promover uma campanha de vacinação em massa contra o vírus H1N1.

No Calixtópolis, unidade fechada. No Vivian Parque, também. E lá o aviso afixado no portão da unidade era claro: “Neste sábado dia (12/05/2018), não haverá Dia ‘D’ da campanha da gripe”. Partindo para a unidade de saúde referência da região – a da Vila União – o mesmo cenário: portões fechados. Encerrando a amostragem, no Bairro São Joaquim, portões fechados.

 

Pelo menos na região oeste, todas as unidades de saúde estavam fechadas

Os moradores próximos de todas as unidades de saúde confirmaram a não realização da vacinação neste sábado. “Nem abriu”, disse um comerciante da Vila União que tem a sua loja bem em frente à unidade de saúde do setor. No São Joaquim, quem deu o recado foi o morador Cláudio Lopes. “Diante da gravidade do problema, seria importante os postos estarem abertos hoje”, entende.

No site oficial da Prefeitura não foi divulgado se Anápolis promoveria o “Dia D” de vacinação. A informação que consta é a de que 77% dos grupos de risco já foram imunizados, mas não se sabe se isso é questão preponderante para a realização do Dia “D” ou não. Ainda de acordo com a Prefeitura, 27,1 mil doses chegaram à cidade na sexta-feira (11) e que o cronograma de vacinação seria retomado na segunda-feira (14).

Notícias Relacionadas